Consulta e autuação de multas fica mais prática em Sapiranga

Tecnologia | Equipamento permite que consultas e autuações de multas de trânsito sejam feitas via Internet

Sapiranga – A Guarda Municipal de Trânsito de Sapiranga agora conta com um reforço especial: há duas semanas, os agentes têm em mãos um novo equipamento, chamado de Talonário Eletrônico de Multas, que auxilia na consulta e autuação dos veículos. Composto de um smartphone e uma impressora, o Talonário possui um software que permite aos agentes de trânsito consultar desde a situação de veículo (se está em situação de furto ou não, se o licenciamento está em dia ou não) até a própria situação de um determinado condutor.

Sidnei Vieria Soares, chefe da Guarda de Trânsito de Sapiranga, explica que o equipamento traz mais praticidade ao trabalho dos agentes. “Hoje, trabalhamos com sistema de rádio ou telefone, é assim que passamos os dados para a Central e o pessoal lá os verifica. Com o equipamento, faço a consulta direto na minha mão, dispensando uso de rádio”, comenta. “Além de ser prático, já que em caso de algum erro, podemos verificá-lo na hora, gera também uma economia de papel, pois é tudo feito via online, com esse equipamento”, considera Sidnei.

Rek Parking doa Talonário para Prefeitura

Por enquanto, os agentes utilizam um Talonário Eletrônico de Multas, que foi doado pela empresa Rek Parking, responsável pelo estacionamento rotativo em Sapiranga. “Já solicitamos à Prefeitura a compra de mais quatro unidades”, comenta Sidnei. Além de facilitar o trabalho dos agentes, proporcionando uma consulta online feita na hora, o Talonário também reduz drasticamente a possibilidade de erros no preenchimento de dados, que levavam ao cancelamento da autuação. Quatro agentes da Guarda Municipal de Trânsito receberam um treinamento a respeito do aparelho, no dia 15 de setembro, na empresa Procergs, em Porto Alegre.

Treinamento de agentes

Conforme o chefe da Guarda Municipal de Trânsito, Sidnei Soares, em breve todo o sistema do Detran/RS será dessa forma. “Então é bom que já fomos chamados para fazer o treinamento para manusear o Talonário”, diz.