Construção de 101 moradias em Sapiranga beneficiará famílias

Habitação popular | Previsão de entrega das casas no bairro São Jacó é para março de 2016

Sapiranga – Os futuros moradores do Loteamento Popular Nova São Paulo, que está em construção no bairro São Jacó desde setembro de 2014, terão uma vista privilegiada de um dos cartões postais do município quando receberem as moradias: o Morro Ferrabraz. São 101 casas populares que contam com uma tecnologia diferenciada. Ao invés dos materiais tradicionais como cimento, tijolos e vergalhões de ferro, o material escolhido pela Prefeitura foram os perfis de PVC e o concreto. O sistema construtivo foi adequado e testado pelo Instituto Tecnológico em Desempenho e Construção Civil da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) e possui grande durabilidade.

As moradias populares em construção no bairro São Jacó terão 42 metros quadrados, dois quartos, um banheiro, sala e cozinha. “Toda a área do Loteamento contará com infraestrutura, calçamento, rede de água e esgoto, além da iluminação pública”, destaca o secretário de Habitação de Sapiranga, Jorge Elias Borges, o Jorginho. A construção das moradias integra o Programa Minha Casa, Minha Vida Faixa 1, pelo Programa de Aceleração do Crescimento 2 (PAC 2) do governo federal, relativo ao reassentamento de 101 famílias que hoje vivem na Vila São Paulo, área localizada ao lado do empreendimento em construção. Para construir as unidades, a União está investindo R$ 6.464.000,00. A Prefeitura deu a área como contrapartida.

Construção próxima da metade

Todos as famílias que forem reassentadas nas unidades em construção receberão as escrituras dos imóveis. “As famílias não pagarão nada por estas casas. Cerca de 30% da obra está concluída e a previsão de entrega é para março de 2016”, ressalta o secretário. Entre as vantagens da construção de imóveis com este tipo de tecnologia está a durabilidade, que pode manter a integridade das estruturas por até 40 anos sem rachaduras. O telhado da residência é outro aspecto positivo do ponto de vista da engenharia. Toda a estrutura é de alumínio e as telhas permitirão um conforto térmico, acústico, livre dos cupins e com garantia de vedação.

Secretário valoriza

O secretário de Habitação, Jorge Elias Borges, o Jorginho (foto ao lado), destaca que entre os beneficiados deste programa estão famílias que atualmente recebem aluguel social ou que tiveram suas casas desmanchadas durante a construção da Avenida Travessão Ferrabraz. “Este é um projeto diferenciado em uma área privilegiada. As famílias não terão custos e a construção está avançando conforme as condições climáticas permitem”, comenta o secretário.