Constante falta de água leva vereadores a cobrar ações da Corsan em Campo Bom

Vereador avalia que atual reservatório na Rua Itaipu, entre o Solar do Campo e bairro Paulista está desfasada Foto: Deivis Luz

Campo Bom – Cobrados pelos moradores devidos aos constantes episódios de falta de água, os vereadores Paulo Tigre (PP), João Paulo Berkembrock e Jerri Moraes (ambos do MDB), trouxeram a público em recente sessão, carências da Corsan no abastecimento aos consumidores.

Três requerimentos foram apresentados à companhia e buscam além de esclarecer dúvidas dos moradores, indicar alternativas para suprir dificuldades visíveis no município.

Entre as propostas apresentadas estão dois requerimentos do vereador, Paulo Tigre. O primeiro documento solicita à Corsan um estudo de viabilidade para a construção de um novo reservatório de água. Para isso, a indicação aponta como alternativa a doação de um terreno do município entre os bairros Firenze, Solar do Campo ou Metzler. Outro requerimento sugere que a Prefeitura estude a viabilidade de cedência de um terreno para a Corsan, no futuro, construir estes reservatórios.

Quem também apresentou pedidos à Corsan foi o presidente João Paulo. No entendimento dele é necessário que a Corsan efetue a manutenção do reservatório de água na Rua Imaculada da Conceição esquina com a Av. Brasil, no bairro Genuíno Sampaio e a reativação e manutenção dos reservatórios na Rua do Poço, bairro Quatro Colônias Norte.

Reativação de estrutura na Rua do Poço

O presidente da Câmara de Vereadores, João Paulo Berkembrock, acompanha o tema da falta de água nas regiões do município há muitos anos: “Por exemplo, na época do ex-prefeito, Nelson Schneider, Campo Bom conquistou recursos para um poço artesiano na região de Quatro Colônias Norte. Tempo depois, a estrutura do poço passou do município para a gerência da Corsan de Campo Bom, que abastece as Ruas Princesa Isabel, Sadesa e a própria Rua do Poço. Há muitos anos, foi repassada a administração do poço para a Corsan de Dois Irmãos, e por algum motivo, desativaram o poço da Rua do Poço e todo o abastecimento passou a ser feito com a estrutura existente na Rua Princesa Isabel. Mas, agora, no período de estiagem, ocorreram episódios de desabastecimento, e por isso, necessitamos reativar todos os equipamentos da Rua do Poço novamente”, reforça João Paulo.

Vereadores comentam

Jerri Moraes, do MDB
“A Corsan deveria fazer um estudo em toda a cidade. O bairro Imigrante Sul e Norte é um que sofre pela falta de pressão da água. Hoje, o bairro Imigrante é três vezes maior de quando foi colocado aquele recalque na Imaculada da Conceição”.

Paulo Tigre, do PP
“Ocorreu um aumento na demanda por água nos loteamentos Solar do Campo e Firenze. O reservatório de água na Rua Itaipu não tem mais capacidade de atender toda essa população. Sugiro à Prefeitura estudar uma alternativa.”

CORSAN PONDERA

A companhia esclareceu que os problemas mecânicos na Rua Imaculada da Conceição foram solucionados com a manutenção de válvula e boia de nível. Sobre os reservatórios nos bairros Solar do Campo e Firenze, a Corsan informou que um deles está desativado por problemas estruturais, mas a aquisição de um novo aguarda licitação. Sobre a baixa pressão e falta de água nos bairros Imigrante Sul e Norte, a Corsan diz não ter conhecimento.