Consepro mira câmeras de vigilância e viaturas

Região – A nova presidente do Conselho Comunitário Pró-Segurança Pública (Consepro), Adriana Rost, começa o seu mandato à frente da entidade destacando importantes avanços. Dentro de 15 dias, ela pretende entregar à Brigada Militar do município, três novas viaturas: duas  foram viabilizadas através de recursos obtidos na Festa das Rosas de 2012 e outra viatura – uma S10 – de recursos repassados pelo Ministério Público por meio das audiências do Juízado Especial Criminal (Jecrim). “Pegamos o Consepro sem recursos, e neste início de trabalho, contamos com o apoio da Prefeitura e da Câmara de Vereadores”, lembrando que nos próximos dias, deve entrar em votação, uma proposta de repasse do duodécimo do Poder Legislativo (de R$ 15 mil) para o Consepro. “Com este recurso conseguiremos quitar salários de quatro funcionários e alguns materiais de consumo”, comenta.
 Porém, o maior desafio da presidente é reativar o sistema de monitoramento eletrônico. “Este é o nosso grande desafio e é um pedido dos comerciantes e da própria população”, conta. Adriana Rost, comenta que um levantamento completo junto ao sistema será feito nos próximos meses para levantar a viabilidade de manter os atuais equipamentos ou substituí-los por outros mais modernos.
*A presidente do Consepro revela que um dos sistemas que pode ser utilizado como modelo é o existente em Canoas. “Ele é um dos mais modernos. Consegue captar até mesmo disparos de armas de fogo”, comenta.
*O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Sapiranga, Álvaro Pereira, destaca que câmaras são fundamentais, e que elas inibem ações criminosas. “Ajudávamos com a manutenção. Se este projeto for sério, apoiaremos”, garante.
*Em Campo Bom, a Brigada Militar faz o monitoramento de seis equipamentos. As câmeras operam com ângulo de 360 graus e permitem total aproximação, garantindo visibilidade de marca de veículo, placas e até rostos.
*Nova Hartz, através da criação do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), pretende incrementar ações que melhorem à segurança pública, também, através da aquisição de câmeras de monitoramento.