Conheça os patronos municipais dos Festejos Farroupilhas de Sapiranga

Sapiranga – O tema dos Festejos Farroupilhas 2022 é “Etnias do Gaúcho: Rio Grande, Terra de Muitas Terras” e por causa deste tema, quatro CTGs do município de Sapiranga, juntamente com a Secretaria de Turismo, Cultura e Desporto, decidiram escolher uma pessoa por entidade para representar as etnias do estado para o Mês Farroupilha.

 

No ano passado, a patrona da Semana Farroupilha Municipal foi Neusa Maria Greff da Luz, considerada referência no empoderamento feminino dentro das tradições gaúchas. Mulher tradicionalista forte, cultuadora e insistente do segmento cultural gaúcho.

O ano de 2022 é marcado pelo retorno das atividades culturais de forma presencial e com intensa participação do público, por isto, poderá envolver diversas manifestações culturais do Rio Grande do Sul, com um engajamento de todos os povos que ajudaram a construir o povo gaúcho. Conheça os patronos municipais dos Festejos Farroupilha:

CTG Pedro Serrano

A pessoa homenageada pelo CTG Pedro Serrado é Micheline Fetter da Silva. Conforme a entidade, foi escolhida pela dedicação, pelo trabalho realizado e que realiza na Entidade e na 30ª região tradicionalista, e principalmente pelo comprometimento com a cultura Gaúcha. Micheline tem 30 anos, é natural de Sapiranga, e ingressou no tradicionalismo em 1999. Em 2016, iniciou sua trajetória no CTG Pedro Serrano. Em 2018 conquistou o título de 1ª Prenda do CTG Pedro Serrano e no ano de 2019 foi consagrada como 1ª Prenda da 30ª Região Tradicionalista.

Ela destaca a importância de estar dentro da entidade, sendo linha de frente na defesa dos direitos humanos de liberdade, igualdade e humanidade. “Me sinto feliz de representar minha entidade, CTG Pedro Serrano, e a cidade de Sapiranga: como mulher, prenda, tradicionalista e a etnia alemã. E além disso me sinto com muita responsabilidade, pois meu maior compromisso tem sido de colaborar e propagar a nossa cultura. É uma honra ser Patrona dos Festejos Farroupilhas 2022, de apresentar um pouco da minha caminhada de mais de 20 anos no tradicionalismo”, destaca Micheline.

Ela ainda complementa que busca manter acesa a chama da tradição o ano todo, não somente em setembro e agradece pela homenagem. “Agradeço de coração o CTG Pedro Serrano pelo convite na figura do Patrão Jadir e Patroa Sandra; agradeço a cidade de Sapiranga; aos meus pais Vanderlei e Nadia; meus irmãos Leonardo e Victor; meu noivo Rafael, a minha família e amigos”, finaliza.

CTG Desgarrados da Querência

A pessoa homenageada pelo CTG Desgarrados da Querência é Enio Batistino de Oliveira. Conforme a entidade, foi escolhido por ser uma figura emblemática e que possui um carisma e respeito por onde passa, mantendo o coração desgarrado batendo, e a paixão por este chão ir além do galpão.

O homenageado administrou a entidade por mais de 10 anos, na posição de Patrão Executivo, consagrando o reconhecimento pela comunidade sapiranguense, os seus serviços foram de extrema importância para o CTG Desgarrados da Querência, o que levou a Patronagem Executiva e o Conselho de Vaquenos o elegerem como representante. Enio destaca seu agradecimento pela homenagem. “Para mim é muito importante ser homenageado pelo meu querido CTG Desgarrados, pois isso mostra o quanto sou importante para esta entidade e é uma honra enorme ser o patrono do acampamento do qual fui um dos fundadores. Saiba que estou lisonjeado por este convida e por ser o representante de 2022”, comenta.

CTG Sentinela do Pago

A pessoa homenageada pelo CTG Sentinela do Pago é Maico André da Costa Alves. Em 1983, por influência de amigos, passou a integrar a invernada de danças mirim do CTG Pedro Serrano, momento em que teve início um dos seus maiores amores, o gosto pela dança e tradições do estado, amor este transmitido para seus pais e irmãos que passaram a integrar a entidade. Foi dançarino e instrutor dos grupos de danças tradicionais do CTG Pedro Serrano até o ano de 1990.

No ano de 1995, juntamente com alguns outros tradicionalistas, fundou o CTG Galpão Sentinela do Pago, entidade que rege suas atividades embasadas pelo lema: Somos Gaúchos, Tradição, Arte e Cultura!, de sua autoria. Já no ano de 1996, juntamente com um grupo de amigos, colaborou para a fundação do DTG Raízes de Artes Nativas.

Com uma trajetória pautada no amor pela dança gaúcha e na sua importância para uma vida saudável e feliz, considera-se uma pessoa realizada, e que estará sempre disposto a levar dança, para todos cantos deste estado. “A homenagem para mim é uma forma de reconhecimento aos 31 anos de serviços prestados ao tradicionalismo da nossa cidade, portanto sou muito agradecido por isso. Ainda mais junto com meu pai! Viva a tradição gaúcha!”, destaca Maico.

CTG Estância do Ferrabraz

A pessoa homenageada pelo CTG Estância do Ferrabraz é José Claudio da Costa Alves. Conforme a entidade, foi escolhido por ser conhecido por todos por ser um homem simples, carismático e de fácil amizade, deixando por onde passa sempre um ambiente alegre e harmonioso.

Em 1983, por influência de seu filho Maico, passou a integrar a patronagem do CTG Pedro Serrano. Em 1996 colaborou para a fundação do DTG Raízes de Artes Nativas, onde foi patrão por uma gestão. Atualmente, auxilia a tradição gaúcha como Diácono, atuando a frente das missas crioulas, não só em Sapiranga, mas pelo Vale do Sinos. Sempre propagando a cultura e incentivando a todos a viverem a tradição de forma sadia, tendo como base a família. “Para um homem da minha idade ser homenageado pelos meus feitos é motivo de grande alegria e satisfação. Agradeço e reparto com cada gaúcho que esteve comigo. Muito, muito obrigado, que Deus abençoe a todos”, destaca José.

Por Marina Staudt / Prefeitura de Sapiranga