Confira vídeos e fotos: Água potável vai pelo ralo há dias em Campo Bom e Sapiranga

Região – O desperdício de água potável continua indignando os consumidores e gerando uma série de demandas para os funcionários da Corsan em Campo Bom e Sapiranga. A reportagem flagrou ao menos dois locais onde a água potável corre direto para as canalizações de esgoto em pontos distintos nos municípios.

Na manhã desta sexta-feira (11), na Av. Presidente Vargas, no bairro Bela Vista, em Campo Bom, a reportagem flagrou um vazamento de água na altura do número 685. A água emergia do subsolo e escorria diretamente para uma boca de lobo. Funcionários de uma oficina mecânica relataram, que logo cedo, acionaram a Unidade de Serviço da Corsan sobre o vazamento. Até o início da tarde o conserto ainda não havia ocorrido. O chefe da Unidade de Serviço da Corsan em Campo Bom, Leonardo Piltz, explicou agora a pouco que o serviço entraria na agenda ainda durante a tarde.

Por outro lado, em Sapiranga, um vazamento de água da Corsan na lateral da RS-239 (bem próximo da esquina com a Rua Walt Disney, bairro Oeste) gera desperdício há cerca de três dias. Em contato com o chefe da unidade da Corsan no município, Deoclécio Trampusch, também foi explicado que o conserto seria efetuado durante a tarde desta sexta-feira (11).

Prefeito de Campo Bom busca explicações

O prefeito de Campo Bom, Luciano Orsi, teve reunião na tarde da quinta-feira, 10, em seu gabinete, com o Diretor de Regulação do Consórcio Pró-Sinos, Tiago Gomes, e demais representantes da entidade, para discutir assuntos relativos a regulação dos serviços de saneamento. esclarecimentos sobre as medidas que estão sendo tomadas pela entidade relativas aos constantes episódios de desabastecimento de água na cidade e na região.

Segundo o Pró-Sinos, o Consórcio entregou a Corsan ofício solicitando relatório sobre casos de desabastecimento e interrupção de serviços nos meses de novembro e dezembro, enfrentados pela comunidade de Campo Bom e mais 11 municípios regulados pelo Consórcio e, a partir da resposta da companhia aos questionamentos apresentados, irá tomar as providências necessárias.

Para Orsi, é importante que o Pró-Sinos, como agente regulador dos serviços de saneamento básico, fiscalize a execução dos serviços das concessionárias. “Temos uma demanda grande de moradores que estão sendo afetados pelo desabastecimento e, mesmo sabendo dos constantes e volumosos investimentos para melhorias no saneamento na cidade e na região, necessitamos de explicações da Corsan sobre que mediadas estão sendo tomadas para evitar que nossa comunidade seja afetada por mais episódios de interrupção no fornecimento de água”, destaca Orsi.