Conferência põe em pauta a educação

Sapiranga – Encerra hoje a Conferência Municipal da Educação. A abertura ocorreu na quarta-feira (26), junto à Secretaria Municipal de Educação, com a presença de autoridades da região, alunos, professores e equipes diretivas das escolas locais. O ciclo de palestras e debates segue nesta quinta-feira (27).
A secretária da Educação de Sapiranga, Maria Fátima de Souza, ressalta que a Conferência é um espaço democrático, com o objetivo de debater coletivamente os caminhos para um ensino de qualidade. 
Ao tratar da educação, algumas questões da realidade local, como o déficit de vagas na educação infantil e segurança nas escolas, ganham destaque.
Em seu pronunciamento, a prefeita Corinha Molling destacou sua formação como pedagoga e afirmou que é a vontade de mudar que leva a população aos espaços democráticos para debater melhorias. “É hora de nos juntarmos a esse povo que está nas ruas, e fazermos mais pela educação”, salienta.
Educação em Sapiranga:
*EDUCAÇÃO INFANTIL: São 14 escolas com 3515 alunos matriculados. Mais de 500 crianças estão na lista de espera. Porém, o município trabalha com a compra de vagas da rede particular. Nos próximos dias, 100 crianças devem ser contempladas. As chamadas respeitam a ordem das inscrições. Ospais devem se credenciar na SMED.  
*ENSINO FUNDAMENTAL E EJA: As 20 escolas municipais atendem 8845 alunos. Não são registrados problemas com falta de vagas.
*PROFESSORES:  São 1199 profissionais, entre concursados e contratados. O número é suficiente para atender a demanda do município.
*SEGURANÇA NAS ESCOLAS: Está em processo licitatório o plano de prevenção de incêndios. Todos eventos na rede municipal devem ter o aval dos bombeiros, que visitam regularmente as instituições de ensino. As escolas se adequam gradativamente às novas normas de segurança.