Condutores enfrentam trechos de escuridão nas divisas de Sapiranga e Campo Bom

Em trecho da Estrada Campo Bom, única iluminação é do veículo (Fotos: Melissa Costa)

Região – Estamos em pleno inverno e a estação, que também proporciona paisagens encantadoras, exige que motoristas e até mesmo pedestres tenham cuidados redobrados ao transitarem à noite, principalmente, em determinados trechos nos municípios.

A precariedade na iluminação pública é realidade em alguns pontos, como na Estrada Campo Bom, no município de Campo Bom, e também na estrada Kraemer-Eck, em Sapiranga. Os dois trechos fazem, ainda, divisa com a cidade de Dois Irmãos e são utilizados por muitos moradores para o deslocamento intermunicipal. Os pontos com maior dificuldade de iluminação e até mesmo uma sinalização menos visível são nas duas divisas com Dois Irmãos. Em ambas as estradas, quanto mais próximas das suas cidades, a iluminação está mais presente.

O prefeito de Campo Bom, Luciano Orsi, reconhece a baixa iluminação em cerca de três quilômetros da Estrada Campo Bom, entre a RS-239 e o ponto que inicia a divisa com Dois Irmãos. “Nós temos rede em quase toda ela, no que se refere a parte de Campo Bom, só que ela é um pouco espaçada, não muito próxima (distância entre as luminárias). Do total de 12 quilômetros da estrada, três são nossos”.

ILUMINAÇÃO DE LED

A Prefeitura de Campo Bom está em andamento com a substituição da luz tradicional (mais amarela) por iluminação de led e a meta, segundo Orsi, é de que a troca também ocorra no trecho de três quilômetros de Campo Bom. “Não temos uma data para isso, mas será feito, até porque a troca está sendo realizada em etapas em razão do custo. Mas se tudo ocorrer como previsto, ali também haverá a nova iluminação e faremos ajustes que se façam necessários”.

Atenção: cuidado redobrado

No trecho de Sapiranga, entre o bairro Centenário e a divisa com Dois Irmãos, também há a falta ou baixa iluminação. Em contato com a assessoria de imprensa da Prefeitura, foi informado de que, por enquanto, não há um projeto em andamento para a melhoria.
Em ambos os caminhos, é necessário que o condutor fique atento e reduza a velocidade, para evitar acidentes de trânsito e maiores prejuízos.