Concurso público para Guarda e zelador em compasso de espera

Guarda Armada será o apoio para Brigada Militar e Polícia Civil no município. Foto: Ilustrativa

Campo Bom – A pandemia do Coronavírus também causa alterações em cronograma da segurança pública do Município para o início da operação da Guarda Armada de Campo Bom. Previstas para 29 de março, as provas para o concurso público para 23 vagas para agentes e zeladores foram interrompidas até que haja liberação para realização do processo pela Fundatec. São 20 vagas e mais cadastro reserva para guarda municipal com carga horária de 40 horas semanais e salário base de R$ 2.500, assim como três vagas e mais cadastro reserva para zelador (responsáveis pelas câmeras de segurança), com 44 horas semanais e remuneração mensal de R$ 1.045,00. Segundo a Prefeitura de Campo Bom, hoje os esforços estão voltados para montagem de matriz curricular obrigatória, cálculo de horas/aula, e estudos de formas de diminuir custos aos cofres públicos. “O prefeito Luciano Orsi, em várias oportunidades que esteve em Brasília fez contato com parlamentares e o Ministério da Justiça e Segurança Pública, e está em tratativas com estes, na busca dos recursos necessários. A intenção da Administração Municipal é a de formar bons profissionais, sendo que desta forma, o fim da pandemia, somado às fases do concurso e curso de formação é que indicarão o momento certo”, comunicou a assessoria de comunicação do Executivo. Os guardas selecionados contarão com a central de videomonitoramento e todos prédios do município e áreas públicas cobertos por câmeras e alarmes, além de imagens de cerca de duzentas câmeras fornecidas por empresa privada de segurança voltada para a via pública.

Concurso público possui fases eliminatórias e a aplicação das provas é a primeira

O concurso possui sete fases eliminatórias compreendidas por prova teórico-objetiva e teste de aptidão física; avaliação psicológica e mental; avaliação da conduta social; avaliação médica; avaliação psicológica e curso de formação, neste último caso somente para o cargo de guarda. A primeira etapa de avaliação possui conteúdo programático das disciplinas de língua portuguesa, matemática/raciocínio lógico, conhecimentos específicos e legislação. A validade do concurso, é de dois anos, a partir da homologação e resultados finais, prorrogável uma única vez por igual período.

Segunda etapa

A segunda parte da seleção dos guardas será de responsabilidade da Academia de Polícia do Estado (Acadepol/RS). O candidato será submetido ao teste de aptidão física e avaliações, como psicológica, conduta social, reputação e idoneidade, médica e exame toxicológico. Ainda está prevista avaliação psicológica para porte de armas.

Secretário comenta

De acordo com o secretário de Segurança e Trânsito, Rosalino Seara, a fase atual é de estruturação. “Estamos procurando, na atual fase, estruturar a SMST, adequar prédio para sediar a GM, que abrigará também a Divisão de Trânsito, fazer estudo técnico de colocação de câmaras e alarmes nos prédios públicos. A implantação da GM é relevante para auxiliar os órgãos de segurança pública que atuam no Município em suas ações, visando principalmente dar segurança ao cidadão”, destaca o secretário. Ainda não há nova data para as provas.