Comunidade se despede do poeta sapiranguense Jairo Brum Gomes

Sapiranga – Uma notícia triste na noite desta quarta-feira (5). Aos 61 anos, morreu o poeta sapiranguense Jairo Brum Gomes. Ele também era servidor público concursado da Prefeitura Municipal de Sapiranga há 32 anos, onde trabalhava no setor de transporte escolar.

Gomes enfrentava problemas recentes de saúde e faleceu por volta das 20 horas no Hospital Nossa Senhora Conceição, em Porto Alegre, onde estava internado há alguns dias.

O velório de Jairo iniciou às 8h desta quinta-feira (6), na capela Sala B da Funerária Gerson e a cerimônia de despedia ocorre às 16h, no Cemitério Bom Fim.

A prefeita de Sapiranga, Carina Nath, decretou luto oficial de três dias no município. “Seu Jairo, tio Jairo, Jairo poeta, um ser humano encantador. Extremamente gentil e educado com todos , sempre disposto e trazendo uma palavra de ânimo e motivação aos que o cercavam e nos presenteando com suas poesias que encantavam nosso dia a dia”, disse a prefeita Carina Nath ao Repercussão.

Cidadão honorário de Sapiranga

Jairo Brum Gomes era natural de São Luiz Gonzaga, mas foi em Sapiranga, há décadas, que encontrou o seu chão. Recentemente, no aniversário de 68 anos de Sapiranga, o Repercussão homenageou em sua edição especial da data Jairo Brum Gomes (clique aqui), relembrando a menção do poeta ser um dos cidadãos honorários de Sapiranga. “Quando eu recebi o convite para ser homenageado na Câmara de Vereadores eu me ajoelhei e agradeci a Deus por receber um título dessa magnitude. Não sou natural dessa cidade, mas tenho o coração. Jamais pensei que seria agraciado com tamanha honraria. Para mim era um ‘kikito’ de ouro de 24 quilates como reconhecimento de um trabalho que fazia com muita responsabilidade e que continua até hoje com muito carinho. Desde o dia da homenagem fui recebido como munícipe e tratado a todos como irmãos. Eu amo Sapiranga, amo esse povo guerreiro e trabalhador e que faz a diferença. A nossa educação é referência, a nossa saúde também é referência, é uma cidade organizada e limpa. A beleza natural que nós temos, como o Morro Ferrabraz, as cachoeiras, são obras Divinas”, relatou Jairo ao falar sobre o que lhe encantava na cidade.

Inspiração em Deus, na família e no Rio Grande do Sul

Por diversas vezes, a história de Jairo e de suas obras foram reproduzidas nas plataformas de comunicação do Grupo Repercussão. Jairo realizou por décadas trabalhos voluntários em escolas.

Clique nos links a seguir para relembrar o grande trabalho de Jairo Brum Gomes:

Link 1
Link 2
Link 3