Compromisso com a sustentabilidade

Sapiranga – A Coleta Seletiva foi retomada em Sapiranga com o objetivo de aumentar o índice de reciclagem e contribuir com a preservação do Meio Ambiente, sendo fundamental para o desenvolvimento sustentável da cidade.
Segundo o biólogo Cláudio Ávila, do Departamento do Meio Ambiente, a população ainda não está habituada a separar o lixo. Atualmente são produzidas 42 mil toneladas de resíduos por dia em Sapiranga e apenas 8% é reaproveitado. A meta é ampliar esse índice de reciclagem. 
O roteiro dos caminhões de coleta é o mesmo, a única alteração é quanto a separação do lixo em seco e orgânico, que deve ser feita nas residências. Depois de recolhido, o lixo é encaminhado para a Cetrisa onde é separado e classificado.
Como separar o lixo:
*A separação é feita em lixo orgânico (cascas de frutas, resto de alimentos, fralda descartável, papel higiênico) e lixo seco (plástico, papel, PET, caixas de leite).
*Os óleos de cozinha e lixo eletrônico podem ser entregues na Prefeitura, escolas municipais e no CEMEAM. As lâmpadas fluorescentes inutilizadas devem ser devolvidas ao estabelecimento que realizou a venda.
*O lixo orgânico serve de adubo para plantas.