Compostos orgânicos valerão mudas de flores e hortaliças

Boa iniciativa | Campo-bonenses poderão trocar restos orgânicos como cascas de frutas e verduras, por mudas para jardins e hortas

Campo Bom – O Projeto Floração apresentará a sua nova proposta para 2017, em evento agendado para às 10 horas da manhã, no próximo sábado (dia 10). Anteriormente, os campo-bonenses trocavam garrafas PET por mudas de flores e plantas. A partir desse ano, a Secretaria do Meio Ambiente muda a concepção da iniciativa. “Ao invés das pessoas levarem a garrafa PET, solicitamos, agora, que todos levem seus compostos orgânicos (restos de verdura e cascas de frutas) e troquem por mudas de hortaliças e flores na sede do Projeto Floração (Avenida Bibiano Trott, esquina com a Avenida dos Estados, no bairro Metzler)”, orienta o secretário João Flávio Rosa.

A proposta da secretaria de Meio Ambiente é evitar que materiais recicláveis como papel, plástico e alumínio sejam contaminados por materiais orgânicos. “Precisamos evitar ao máximo que os compostos orgânicos sejam misturados na coleta seletiva com os produtos recicláveis. Desta forma, passaremos a indicar aos moradores que armazenem estas cascas de frutas e restos de verduras em recipientes e façam a troca no Projeto Floração por mudas de flores e hortaliças. Vamos fazer uma grande composteira no pátio do Floração para que os próprios cidadãos depositem no local estes compostos orgânicos e se encorajem na produção de composteiras nas suas próprias residências. Assim, menos materiais recicláveis serão contaminados quando misturados, equivocadamente, junto ao resíduo doméstico. Com esta mudança, teremos uma economia de recursos públicos e estaremos preservando o meio ambiente”, esclarece João Flávio Rosa.

Cursos para incentivar a compostagem e campanha

– Nos próximos meses, a Secretaria de Meio Ambiente divulgará uma agenda de cursos para incentivar a compostagem e a criação de hortas urbanas pela população, em todos os bairros campo-bonenses.

– O material reciclável PET, agora, deverá ser armazenado pelos moradores e destinados à coleta seletiva. “Nossa meta é lançar uma nova campanha, chamada Lixo Zero, Cidade Limpa, para que a população separe ainda mais o resíduo doméstico”, esclarece o secretário de Meio Ambiente de Campo Bom, João Flávio Rosa.