Competição recebe os melhores cães policiais do estado em Sapiranga

Sapiranga – Uma disputa que envolve disciplina, responsabilidade e o instinto animal: essas são as características do 1º Torneio Cães de Polícia, que será realizado em Sapiranga nos dias 27,28 e 29 de maio.
Podem se inscrever adestradores civis e agentes de segurança pública. Os organizadores revelam que competidores de todo estado, e até internacionais, participam do evento. As modalidades são detecção de entorpecentes; busca e resgate; busca e captura; e patrulha.

 

As atividades começam na sexta-feira (27), às 14 horas, quando será realizado uma reunião informativa com os participantes na delegacia de Sapiranga. Em seguida será dado início à primeira prova, a de busca e salvamento. As disputas acontecem no Parque do Imigrante.
Ainda na sexta-feira inicia a prova de faro de entorpecentes e que vai ser finalizada somente no sábado. Na sequência, acontecem as provas de busca e captura e a de cães de patrulha e intervenção. Em algumas modalidades, o número de participantes está limitado para dez cães. O público poderá acompanhar o evento, mas vai ocupar áreas delimitadas para não atrapalhar a dinâmica das provas e o desempenho dos competidores. No domingo, serão conhecidos os vencedores com direito a premiação para os três primeiros colocados de cada modalidade.

Juízes referência na área

Já estão inscritas unidades caninas do Uruguai e da Argentina, de Santa Catarina e de várias regiões do estado.
Os juízes de cada prova também são especializados. Participarão do evento nomes como o sargento Roberto Cabrera da Secretaria de Segurança Pública de Uruguaiana, e agentes da receita federal e da Susepe de Santa Maria. Na prova de busca e salvamento, bombeiros de Porto Alegre fazem a avaliação. Um sargento da reserva cinófilo (especializado em adestramentos) também compõe o time de juízes.

Unidade K-9 atuante

O 1º Torneio Cães de Polícia é uma realização do grupo Cães K-9 detecção, de Uruguaiana, com apoio da Polícia Civil e da Prefeitura de Sapiranga.
Na cidade, os K-9 , também chamados de cães policiais, atuam desde 2019 e já foram cruciais para resolução de vários casos que envolveram buscas em mata fechada ou apreensão de entorpecentes.