Como tornar o seu lar mais aconchegante

Por Eduardo Jaeger, Arquiteto

É com a chegada dos dias frios que a casa se transforma. Aquela sensação de aconchego, cheirinho de comida boa e a proteção do lar é tudo que queremos quando estamos com a família ou quando voltamos para casa depois da jornada de trabalho.

A sensação de conforto é atribuída aos nossos 5 sentidos. A utilização de cores quentes ou terrosas aguçam o sentido da visão transmitindo a sensação de calor. O cheiro de comidas quentes ou até mesmo da lenha queimando traz a sensação de aconchego pelo sentido do faro. Já o som da lenha estalando no fogo, por exemplo, ajuda a aguçar o sentido da audição. Saborear uma comida quente aguça o sentido do paladar. Tocar em fibras como peles, lã ou até mesmo sentir o calor do fogo aguçam o sentido do tato.

O uso de lareiras é uma excelente alternativa para diminuir a sensação de frio e principalmente o excesso de umidade dentro de casa. As lareiras além de funcionais, emolduram as salas de muitas casas das famílias gaúchas. Existem desde os modelos tradicionais a lenha, aquelas ecológicas (a álcool) e a gás.
Para compor um ambiente sofisticado, você pode usar mantas de pele ou até mesmo almofadas de pele ou tricô. Tendência no inverno europeu de 2015 e agora no inverno brasileiro de 2016, as peles e o tricô remetem as tradições das fazendas e campanha.

Os objetos da casa também acompanham esta tendência. É nesta época que vemos voltar a mesa objetos como sopeiras, tijelas e canecas, emoldurando as mesas e fazendo parte da ambientação da casa.

A tendência de cores para o inverno geralmente não varia muito, utilizando cinzas, beges ou marrons. Estas cores em geral aparecem como dominantes no ambiente ou em combinação com outras da decoração que já existe.