Como preparar uma sopa mais nutritiva e deliciosa

Por Gabriela Baum Thomas, nutricionista

Com a chegada do frio há aqueles dias em que nada cai tão bem quanto um prato de sopa bem quentinha. Mais do que um prato típico do inverno, a sopa traz sensação de conforto e bem-estar. Se preparada corretamente, ela poderá fornecer boa parte dos nutrientes que o seu corpo precisa. Abaixo algumas dicas para deixar a sua sopa ainda mais nutritiva:
– Alguns vegetais perdem parte de seu valor nutricional ao serem submetidos à fervura, por isso não despreze o caldo, que concentrará boa parte dos nutrientes.
– Evite preparar sopas à base de leite e carne. Isso porque o ferro interage com o cálcio dificultando sua absorção pelo organismo. Além disso, os queijos e creme de leite adicionam gorduras saturadas, que são maléficas e ainda aumentam as calorias do seu prato. 
-Para os bebês, não bata a sopa no liquidificador. Essa prática não estimula a mastigação e não permite que ela conheça os sabores dos alimentos separadamente. A sopa dos bebes deve ser amassada com um garfo, e aos poucos ir oferecendo os pedaços sólidos.
– Algumas pessoas preferem preparar uma quantidade grande de sopa e congelar para consumir outros dias. O problema é que as etapas de congelamento e descongelamento da comida fazem com que ela vá perdendo seus nutrientes a cada novo processo. Mas ainda assim, a sua sopa congelada terá valor nutricional superior ao dos pratos prontos, sopas industrializadas e lanches rápidos.
– Para uma refeição completa a sopa deverá conter itens de todos os grupos alimentares: proteínas magras, como peito de frango; carboidratos, como batata e macarrão; verduras e legumes, grãos integrais e cereais, como aveia e temperos, como salsa, cebolinha e alho para diminuir a inclusão de sal.
Seguindo essas dicas você terá uma refeição completa e prazerosa, mas não vale comer sopa em todas as refeições. Essa prática é monótona, desestimulante e nutricionalmente  inadequada. Uma dieta à base de sopas só deve ser orientada por um profissional quando houver realmente uma necessidade física.