Como preparar uma salada completa

Por Gabriela M. Baum Thomas, nutricionista. CRN 2-10817

Quando o assunto é reeducação alimentar, uma salada leve servida de entrada é uma ótima pedida para iniciar a refeição. É também uma ótima opção nos dias de verão, para aquele almoço ou janta, quando se busca uma refeição mais leve e completa.

Para uma salada perfeita alguns ingredientes não podem faltar. É importante incluir um alimento de cada grupo alimentar: carboidratos (pão integral torrado, batata, mandioca), proteína de origem animal (frango desfiado, atum, sardinha, ovo cozido, queijos magros), leguminosas ou proteínas de origem vegetal (lentilha, ervilha partida, grão-de-bico, feijão branco), legumes (brócolis cozido, cenoura, beterraba, palmito, pepino, tomate) e gorduras (azeite de oliva). Para aumentar o valor nutricional podemos utilizar folhas, variando entre as mais suaves e as amargas. Vale incluir frutas, frutos secos, oleaginosas (nozes, castanhas) e sementes como chia, linhaça e gergelim.

Na hora de temperar podemos escolher molhos a base de suco de limão, ervas, iogurte natural e condimentos.

Abaixo, algumas receitas que farão a hora da salada mais colorida e nada monótona:

Gersal
Ingredientes: ½ xícara de gergelim branco, 1 colher (chá) de sal marinho.
Como fazer: Esquente uma frigideira no fogo baixo e coloque o sal, deixe torrar um pouco e reserve. Coloque o gergelim na frigideira sem óleo, e deixe fritar um pouco mexendo sem parar. Se torrar, a receita irá ficar amarga. Leve o sal e o gergelim para o liquidificador e utilize o modo pulsar algumas vezes. Armazene em potes de vidro e mantenha aberto até o gergelim esfriar. Pode ser utilizado como substituto do sal em todas as preparações.

Molho de iogurte e mostarda
Ingredientes: 3 col sopa de iogurte natural desnatado, 2 col chá de mostarda, 2 col chá de azeite de oliva e suco de ½ limão.
Como fazer: Misture todos os ingredientes e use para temperar a sua salada.