Como foi a volta às aulas presenciais dos nonos anos em Campo Bom

Foto: Arquivo / JR

Campo Bom – Os alunos do nono ano do ensino fundamental das escolas municipais de Campo Bom retomaram as atividades presenciais na última terça-feira, dia 3. Seguindo os protocolos de distanciamento e higiene determinados pelo governo estadual e pelo Centro de Operações de Emergências em Saúde (COE) do município, cerca de 450 alunos, de um total de 684 (ou seja, 66%), voltaram às aulas, a partir da entrega do termo de consentimento dos pais, autorizando a ida à escola. O calendário letivo, para as aulas presenciais e remotas, se estende até o dia 30 de dezembro.

 

Segundo a secretária de Educação, Simone Schneider, deverão ser realizados no mínimo três encontros semanais com cada turma, sendo que as atividades poderão ocorrer durante 4 horas a cada turno. Ela explica que todas as EMEFs retornarão às atividades, e a expectativa da pasta é de que a região não volte a ser classificada com a bandeira vermelha. Segundo as regras do estado, as escolas podem retomar atividades em regiões que estiverem em bandeira laranja, por pelo menos duas semanas consecutivas, ou amarela.

 

Investimento em EPI’s e materiais de higiene estão previstos em R$100 mil para garantir segurança na volta

Para o retorno, a SMEC adquiriu equipamentos de proteção e higiene para garantir a segurança dos funcionários e estudantes. Foram distribuídas duas máscaras de proteção para cada aluno. Além disso, os professores e auxiliares de ensino, além das máscaras, ganharam face shields (proteção facial de acrílico). Também foram entregues às instituições termômetros corporais, tapetes sanitizantes, álcool 70% em gel e líquido, fita adesiva e fita zebrada, lixeiras com pedal, borrifadores e dispensadores de sabonete líquido e álcool em gel.

 

“Escolas estão organizadas”

A volta das atividades presenciais divide pais, professores, direções e gestores públicos. Enquanto uns prezam pela retomada para conclusão das atividades e fechamento do ano letivo, outros se preocupam com a segurança dos alunos e com a possibilidade de aumentar a disseminação da Covid-19. Mas a secretária Simone explica que o objetivo do retorno, nesse momento, é para ajudar e dar um reforço aos alunos de nono ano, que estão saindo da rede municipal, além de possibilitar um acompanhamento maior em relação a dúvidas e dificuldades que os estudantes possam ter tido durante o período de atividades remotas. “As escolas estão muito organizadas para esse retorno. O município fez todo o encaminhamento necessário para que não haja problema algum. Inclusive, demos autonomia às escolas para que organizassem da melhor forma possível. Tenho certeza de que vai dar tudo certo”, destaca Simone.

74% dos alunos da EMEF Lúcia Mossmann retornaram às atividades presenciais

Na escola Lúcia Mossmann, no bairro Santa Lúcia, a diretora Cíntia Almeida contou que 40 dos 54 alunos de nono ano retornaram às atividades escolares. Para garantir esta boa adesão na retomada, a diretoria da EMEF organizou uma reunião com os pais no ginásio esportivo, seguindo as medidas sanitárias necessárias, na qual puderam apresentar aos responsáveis a preparação da escola visando a segurança e a saúde dos alunos. No encontro, a escola mostrou como seria a entrada dos estudantes, que ocorre pelo ginásio, onde têm sua temperatura medida e higienizam as mãos com álcool em gel. Além disso, a escola apresentou as salas com as mesas separadas e a divisão dos alunos em turmas com cerca de 10 estudantes em cada. “A sensação é muito boa em ter os alunos de volta”, enfatiza a diretora Cíntia.

“Queremos que eles sejam felizes”

Acompanhada da vice-diretora, Ana Cristina de Oliveira, e da coordenadora pedagógica dos anos finais, Tatiana Schunck, a diretora Cíntia afirmou que a retomada serve como um acolhimento aos alunos. “Nessa fase final do ciclo, esse contato cara a cara com os professores é importante para tirar dúvidas e ter um apoio”, explicou a diretora. Ela contou também sobre o relato de uma mãe, cujo filho estava acordado com mais de uma hora de antecedência, esperando para ir à escola. “Meu coração ficou muito feliz com a volta”, disse.