Como em anos anteriores, região não terá programação e desfiles de Carnaval

Região – O Carnaval 2019 é comemorado no país em 5 de março. Diferente do sudeste e nordeste do Brasil, onde, como no Rio de Janeiro, foi decretado feriado estadual, os desfiles e eventos de ruas paralisam as cidades durante praticamente uma semana, os municípios da região de cobertura do Repercussão não preveem programações extensas. Alguns, inclusive, não realizarão eventos. Caso de Araricá e Nova Hartz, cuja administração salienta a falta de tradição do evento na cidade, que nem mesmo possui escola de samba. “A Administração optou por seguir sem realizar o evento e focar em demais atividades que vem dando certo no município e apresentando retorno na satisfação popular”, destacou a nota de Nova Hartz enviada à redação.

Em Campo Bom também não há desfile, mas como em anos anteriores, a Muamba Comunitária está prevista para sábado, 16 de março. A programação ainda está sendo definida. O evento surgiu em 2012, com o propósito de resgatar os bons tempos do Carnaval de Rua de Campo Bom. Em 2014 a Muamba foi instituída como evento oficial do Município, e foi incluída no calendário de eventos, com objetivo de reinserir o carnaval na agenda cultural da cidade, como forma de congregação popular pública.

Prefeita de Sapiranga pondera sobre decisão e prioridade para áreas como o esporte de aventura

“Decidimos dar espaço a investimentos em outras áreas de maior visibilidade, que necessitam mais prioridade. Os eventos nos quais Sapiranga investirá de forma mais consistente são de Esportes de Aventura, atividades que atraem milhares de visitantes ao longo do ano, fundamental para fomentar a economia. Além disso, canalizaremos recursos para áreas prioritárias como saúde e educação, entre outras’’, destaca Corinha Molling.

Sapiranga sem desfile da Unidos

Em Sapiranga, como vem ocorrendo desde 2017, não haverá desfile de Carnaval. A Prefeitura confirmou que não repassará verbas para o evento. Também não há liberação de bloqueio de vias para a realização do desfile.

O presidente da Associação Recreativa Cultural e Carnavalesca Unidos de Sapiranga, Valter Pereira, confirmou à reportagem que a escola, diante da situação, pretende organizar uma muamba no bairro São Luiz.

 “Estamos trabalhando para tentar manter o carnaval em Sapiranga. Estamos planejando uma muamba, recebemos um convite para fazer apresentação no dia 1º em uma festa que vai ter, do vermelho e branco, no Clube 30 de Novembro, em Sapiranga. E estamos convidando para fazer uma muamba na São Luiz, dia 2 de março”, destaca Pereira.

Texto: Sabrina Strack

Fotos: Divulgação