Como cultivar rosas com sucesso

Com uma beleza ímpar, a rosa é uma das flores mais cobiçadas para diversas finalidades, desde o cultivo em canteiros e jardins até a utilização em arranjos e buquês. Pertencente a família das rosáceas, a planta apresenta diversas formas, entre elas, arbustiva, rasteira, trepadeira, entre outras. Já os botões são um espetáculo de cor à parte.

A roseira possui preferência por um solo mais seco, não sendo muito fã de umidade. Não exige maiores cuidados, porém, o plantio em uma terra fofa e bem adubada favorece o seu desenvolvimento.

A proprietária da Floricultura Recanto Verde, Marisa Simon Jacobus, dá dicas importantes para o plantio e desenvolvimento de roseiras aqui no Rio Grande do Sul. “Uma dica para ter flores, por exemplo, no período da Festa das Rosas é se programar fazendo uma poda 51 dias antes. O melhor período é entre julho e agosto, e de preferência na lua minguante”, explicou Marisa.

A roseira desenvolve melhor em um solo rico em húmus e que deve ser bem drenado, de preferência, argiloso. O recomendado é que a primeira poda da roseira seja realizado depois de um ano do plantio e posteriormente seja feita todos os anos.

A planta adulta somente necessita irrigação em períodos de seca e adubação uma vez ao ano.