Comissão da Câmara de Campo Bom visita no litoral projeto de UBS animal

Vereadores em visita a Ubasa de Tramandaí Foto: Divulgação

Campo Bom – O cuidado com os animais é pauta frequente em Campo Bom. A atenção aos bichos se mostra atuante através das castrações feitas pelo Centro Municipal de Recuperação e Bem-Estar Animal, (Cempra), por exemplo, ou o programa Delegacia Amiga dos Animais, aderido pela delegacia do município. Com a meta de conhecer outras experiências aplicadas por outros municípios, a Comissão de Meio Ambiente da Câmara de Vereadores foi até o Litoral Norte.

 

As vereadoras Kayanne Braga (PTB), Michele Closs (PDT) e Alexandre Hoffmeister (Progressistas) conheceram a Unidade Básica de Saúde Animal (Ubasa) de Tramandaí. Lá, entenderam mais sobre os projetos, serviços realizados e decidiram levar essa ideia para a Prefeitura de Campo Bom na tentativa de implementação de mais essa ação na causa animal.

Os serviços prestados pela unidade são imunização contra a raiva e vermifugação; castração; procedimentos cirúrgicos; atendimento clínico de baixa complexidade; palestras; cadastro e identificação dos animais (micro-chipagem); exames; e outros para o bem-estar animal. Para usar do serviço, o tutor do animal deve ter dois salários mínimos por família e apresentar CPF, documento oficial com foto e comprovante de endereço.

Em contato com o secretário de Meio Ambiente, João Flávio da Rosa, o titular da pasta disse que vai analisar a fundo o requerimento para ver se existe viabilidade de execução.

Protetores dos animais

A vereadora Kayanne, uma das idealizadoras do requerimento estruturado e enviado à Prefeitura de Campo Bom, destaca esse olhar da Administração para a causa animal. “Tenho total consciência do avanço das políticas públicas para os animais desde o início do mandato do prefeito Luciano (Orsi) e também com a minha eleição, trazendo representatividade para os protetores dos animais no Legislativo”.

Mais detalhes da Ubasa e valor para essa ação

O requerimento apresentado pelos três integrantes da Comissão Especial de Proteção e Direito dos Animais é válida exclusivamente para animais domésticos. A inovação pode ser definida como o papel do Cempra, “porém, na Ubasa o atendimento começa todos os dias com fichas e ordem de chegada, facilitando o trabalho dos profissionais, já que lá a unidade recebe a comunidade de porta aberta”, define a vereadora Kayanne Braga.

A sugestão também se atenta ao financeiro. Conforme Kayanne, o trabalho já estabelecido em Tramandaí utiliza um prédio já existente e que pertencia a prefeitura da cidade. Assim, o custo, basicamente, é restrito a contratação de profissionais. A vereadora Kayanne ainda acredita que a ação não deva ultrapassar a Lei Orçamentária Anual.