Comércios, serviços e restaurantes podem abrir na bandeira vermelha, garante AMVARS

Região – A nova rodada de atualização do modelo de Distanciamento Controlado, que recolocou a região do Vale do Sinos em bandeira vermelha, trouxe uma série de dúvidas e notícias falsas sobre o fechamento de uma série de empresas na próxima semana. Desta forma, a Associação dos Municípios do Vale do Rio dos Sinos (AMVARS) é categórica e garante: a Região 07, que detém a congestão e autonomia para adotar os protocolos para funcionamento de empresas, prevê a possibilidade de abertura de comércio, restaurantes, lancherias e lanchonetes, entre outros. Ou seja, não é verdadeira a informação de que tudo estará fechado a partir da próxima semana. No fim da noite da sexta-feira (13), a AMVARS emitiu a seguinte nota oficial:

NOTA DE ESCLARECIMENTO
A Associação dos Municípios do Vale do Rio dos Sinos – AMVARS – neste ato representada por sua presidente Tânia Terezinha da Silva, Prefeita do Município de Dois Irmãos, vem, através da presente manifestar-se a respeito da divulgação ocorrida ontem, 13 de novembro, na qual o Governo do Estado classificou a R07 do Modelo de Distanciamento Controlado em bandeira vermelha.

A AMVRS representa 15 municípios e de acordo com a proposta do Governo Estadual estabeleceu comitê técnico para elaboração do Plano Regional de Distanciamento Controlado para a região 07, tendo até o presente momento apresentado Planos que foram aprovados pelo Gabinete de Crise do RS.

Portanto, diante da aprovação dos referidos planos a R07 detém em sua cogestão autonomia para adotar os protocolos já definidos e aprovados e que prevêem a possibilidade de abertura de comércio, restaurantes, lancherias e lanchonetes, entre outros.
Desde já a AMVARS se manifesta contrária a classificação imposta na tarde de hoje pelo Governo do Estado, motivo pelo qual irá interpor recurso.

É preciso reconhecer que, embora tenhamos números ainda consideráveis de casos positivados, internados e, infelizmente, de óbito, os dados nos levam a crer que o pico da pandemia já foi superado, tanto que, diante do quadro epidemiológico atual restou liberado pelo próprio Governo do Estado a possibilidade de retorno às aulas presenciais, realização de eventos e afins. A AMVARS entende que, portanto, não pode ocorrer uma mudança brusca e repentina a cada semana de bandeira e consequentemente de regramentos, ainda mais com dados não convincentes.

A cogestão deve ser respeitada e, frente a isso, é preciso que as decisões sejam tomadas em conjunto com os entes municipais a fim de que possam cumprir com seus protocolos e, principalmente, atender a seus municípios com transparência, seriedade e responsabilidade.

É preciso vencer a COVID, e com certeza juntos somos mais fortes.