Comércio de frutas ao longo da RS–239 cresce no verão

Agricultura | Produtores aproveitam fluxo intenso para faturar
Araricá – Durante o verão, os milhares de motoristas que circulam pela RS-239, entre Araricá e Nova Hartz, encontram mais de uma dúzia de tendas vendendo frutas típicas desta época do ano, como a melancia, abacaxi, melão e a uva. Sem meios de vender toda a produção para redes de supermercado, os produtores acabam montando barracas ao longo da rodovia e comercializando seus alimentos, às margens da própria rodovia.
É o caso do agricultor de Araricá, Gelson Mendes (o popular Gringo). Dono da Tenda da Uva, no sentido Araricá/Sapiranga, o produtor rural colhe mais de 300 toneladas de uva anualmente. Ele explica que o período forte de venda de uva ocorre durante os finais de semana, período em que diversas famílias voltam da Serra e acabam parando na tenda para comprar a fruta.
Além da uva, as Prefeituras de Araricá e Nova Hartz registram a venda e comercialização do abacaxi. Mas, conforme o secretário de Desenvolvimento Rural de Nova Hartz, Clóvis Martins, a produção não ocorre na região.
Jovem vende cadeiras, frutas e produtos artesanais há três anos na RS-239 
Com a ajuda do irmão e de um primo, Daniel Marcos Jungthon, 19 anos, é o responsável pela Tenda da Cadeira. Mas, se engana quem pensa que o ponto não possui um espaço para a venda de frutas típicas do verão. “Costumo comprar uva dos municípios da Serra e também vendo melancia de Triunfo e melão”, explica.
Porém, a especialidade mesmo do jovem é a fabricação de cadeiras e mesas. “Temos um primo que nos ajuda aqui na fabricação das cadeiras e das mesas. A cadeira menor custa 15 reais e a mais larga custa 20 reais”, conta.
Para o futuro, Daniel pretende ampliar a quantidade de produtos oferecidos na Tenda e aumentar a produção das cadeiras e mesas.
Chuva beneficia a cultura da melancia
As chuvas que ocorreram no final de dezembro foram benéficas para as culturas da uva e da melancia. A umidade no solo, aliada às altas temperaturas, permitiram uma excelente evolução das plantas. De acordo com o Informativo Conjuntural, elaborado pela Emater/RS-Ascar, a atual safra vem evoluindo de maneira satisfatória. Os produtores não têm encontrado dificuldades em executar os trabalhos de colheita necessários.