Comentário: SANTIFICADO SEJA O TEU NOME

Foto: Divulgação

Por Mark Stucky, Pastor da Igreja Ministério Bíblico de Sapiranga – No artigo passado, vimos que a oração é FALAR com Deus. Nesse artigo veremos que a oração também é FOCAR em Deus. Mais uma vez isso parece bem óbvio! Mas pergunto a você: quantas vezes colocamos a nós mesmos no centro das nossas orações? Será que estamos de fato preocupados com o nome de Deus ou apenas com o nosso nome? Será que estamos preocupados com o Reino de Deus ou apenas com os nossos afazeres aqui na terra? Será que estamos preocupados com a vontade de Deus ou apenas com a nossa vontade?

A própria estrutura da oração do Pai Nosso tem muito para nos ensinar. Se começamos com Deus, iremos buscar nos conformar à semelhança de Deus, cumprindo a vontade de Deus. Porém, se começarmos conosco, iremos querer (ou até exigir!) que Deus se conforme a nossa semelhança, realizando a nossa vontade. Isso nos leva mais uma vez ao assunto em pauta – qual é realmente o foco das nossas orações?

Jesus nos ensina por meio de Mateus 5.9-10 que precisamos focar no nome, no reino e na vontade de Deus. O primeiro pedido é que o nome de Deus seja santificado, em outras palavras, tratado como santo. Todo o pecado no mundo é uma afronta a Deus e a Sua santidade. O maior problema do mundo não é a pobreza e, sim, o pecado – a irreverência ao nome santo de Deus.

No contexto dessa passagem bíblica, Jesus, o Rei, está falando ao povo de Israel. Um povo que está sendo governado pelo estrangeiro Império Romano. Um povo que está aguardando a sua salvação e libertação. Um povo que está esperando o Reino de Deus. Jesus iniciou o seu ministério no capítulo 4 pregando “Arrependam-se, pois o Reino dos céus está próximo.” O arrependimento era necessário antes da chegada do reino porque o nome de Deus estava sendo profanado entre as nações (Ezequiel 36.19-23). Infelizmente, esse arrependimento não aconteceu. O reino de Deus foi oferecido, mas foi adiado porque o Rei Jesus foi rejeitado e crucificado. A triste realidade é que o nome de Deus continua sendo profanado entre todas as nações do mundo. Por esse motivo continuamos orando “Santificado seja o Teu nome.”

Contudo, temos já uma promessa maravilhosa em resposta a essa oração. Filipenses 2.8-11 diz que “Deus exaltou o Seu Filho Jesus à mais alta posição e lhe deu o nome que está acima de todo nome, para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para a glória de Deus Pai.” Um dia todos irão reconhecer a santidade de Deus e Ele será glorificado por meio do Seu Filho Jesus Cristo.

Você deseja que Deus seja santificado em sua vida e entre as nações? Até porque, em certo sentido, o pedido “santificado seja o Teu nome” é um reconhecimento da ausência de Deus em nossa sociedade e um clamor pela Sua presença transformadora em nossa vida.

Então… você tem reconhecido a ausência de Deus em nossa sociedade e tem pedido pela sua presença que transforma? Qual, afinal, tem sido o foco das suas orações?