Comentário: Relações sociais e o avanço da tecnologia, por Oseas Garcia

Por Oseas Garcia, vereador do PSDB de Araricá 

A Páscoa também é momento de reflexão. Firmada no exemplo de Jesus, esse homem que deu um novo sentido para vida. Ele mostrou-nos a importância de amarmos uns aos outros, de oferecer perdão, e valorizar os nossos semelhantes, pois somos todos iguais, somos seres humanos. Mas esse mundo extremamente competitivo, em alguns momentos coloca-nos como rivais, e se não refletirmos constantemente sobre nossas ações, perdemos o sentido da vida revelado por Jesus.

A nossa convivência social tinha padrões estabelecidos, mas, a era digital veio e mudou o mundo e seus antigos padrões, mudando também nossas relações sociais. A velocidade e quantidade de informações mudam o modo como vemos e interpretamos o mundo.

Então, o nosso mundo mudou. Aquilo que funcionava não funciona mais. Agora precisamos mudar e adaptar-nos a esse novo contexto social, a pergunta é: Como mudar? E o que mudar?

Essa era digital deu autonomia para cada cidadão acessar as informações e formar sua própria opinião, formando assim uma rede de confrontos intelectuais, como muitas vezes visto nas redes sociais, onde cada um defende seu ponto de vista. Estamos cheios de opiniões certas ou erradas, que são formadas com partes das informações que recebemos, e assim constituímos nossos conceitos, muitas vezes contraditórios ou equivocados.

A luta não é mais física, ela é intelectual, tipo eu estou certo e você está errado, eu sei e você não sabe. Nessa luta pela sobrevivência nesse tempo atual, estamos em nossos primeiros passos. É necessário amadurecermos muito nossas idéias, para conseguirmos aproveitar os benefícios dessa era digital, sem perdermos nossos valores e nossa identidade.

Costumo pensar que, estamos em nosso meio coletivo, resolvendo nossos problemas, ajudando uns aos outros, com clareza sobre o que é aceito e o que não é aceito, o que pode e o que não pode, assim, estamos formando, novos padrões para viver bem com nossas famílias neste novo mundo tecnológico.

O universo está continuamente se transformando, e sempre que acontecem mudanças ocorre um processo lento e doloroso até se tornar habitual, aconteceu assim na revolução industrial, e agora nessa revolução tecnológica não é diferente. É necessário entendermos esse momento em que vivemos. A base para construirmos o ponto de equilíbrio nessa era digital, é o maior ensinamento que Jesus deixou, dizendo que é necessário amar uns aos outros. Se nos amarmos uns aos outros conseguiremos nos unir, pois, com a sociedade unida e solidária é que venceremos todos os desafios que no caminho se apresentarem.

Nota da Redação: Opiniões e comentários publicados na página 2 da edição impressa, bem como reproduzidos neste meio digital, são de inteira responsabilidade do autor. Eventualmente poderão ser resumidos.