Comentário: Empreendedorismo – espiritualidade e filosofia

O que tem a ver empreendedorismo com espiritualidade e filosofia? Tudo. O empreendedor que tem seu próprio negócio passa o tempo todo tomando decisões que impactarão sua vida, mas também a de seus colaboradores, fornecedores, clientes e comunidade. Toda decisão deve ser pensada, refletida, deve-se medir seu impacto e se foi baseada em valores e quais são esses valores. Quando refletimos acerca dos valores que norteiam nossas decisões estamos pensando em filosofia. Quando temos em nossa mente empreendedora algum conflito ético, isso é filosofia. Quando pensamos sobre os impactos de nossa empresa ao meio ambiente, que é de todos, e no futuro de nossos filhos e netos, na importância da sustentabilidade, estamos fazendo filosofia. Se questionamos a justiça do mercado, estamos filosofando, portanto, a filosofia faz parte do dia a dia dos empreendedores.

Também, muitas vezes, os empreendedores precisam ser resilientes para que consigam superar suas dificuldades e essa força que buscam no seu interior é espiritualidade pura. A resiliência, a confiança, a serenidade necessária para suportar os desafios, o equilíbrio para lidar com clientes difíceis, a coragem para encarar as mudanças, tudo isso é espiritualidade.

Portanto, ser empreendedor não é apenas ser proativo, competitivo, ter conhecimento técnico, mas mergulhar a fundo na espiritualidade inerente a cada ser humano, para utilizar todos os recursos que nos estão interiormente disponíveis, para que tenhamos a força, a coragem, o equilíbrio, a confiança e todos os atributos fundamentais ao empreendedor e que brotam de dentro. Mas sê-lo também é filosofar, é perceber de que forma estamos interagindo com o planeta, com as outras pessoas, como nossas decisões impactam a sociedade em que vivemos, que mundo queremos deixar quando partirmos, enfim, ser empreendedor é perceber-se e ao outro, na integralidade, como seres que necessitam olhar para dentro, mas que têm a obrigação de olhar para fora, porque não estamos e não somos sozinhos.

palestrante@marcocassel.com.br