Começa em Sapiranga mais uma etapa da Campanha Nacional de Vacinação

Por Henrique Ternus Lamb

Começou na última segunda-feira (18) a segunda etapa da terceira fase de vacinação contra a gripe em Sapiranga. Desta vez, o público-alvo são adultos com idade entre 55 e 59 anos, além dos professores das escolas públicas e privadas. O atendimento para vacinação nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) acontece das 7h30 às 18h, com exceção da USE, CAPS e UPA 24 Horas. Esta etapa da campanha se estende até o dia 5 de junho.

A prefeitura do município reforça a importância da Campanha de Vacinação, que foi adiantada em três semanas e se iniciou no dia 23 de março, para que seja feita a proteção contra o vírus da gripe comum na população de forma a minimizar o impacto sobre os serviços de saúde, tendo em vista a proximidade do inverno e a pandemia do novo coronavírus.

A Secretaria de Saúde de Sapiranga informou que foi baixa a adesão do público-alvo na primeira etapa desta terceira fase, que começou no dia 11. De acordo com a secretaria, se vacinaram apenas 17% das crianças entre 6 meses e 6 anos, 18% das gestantes e 10% das puérperas (até 45 dias). A meta da campanha é vacinar, pelo menos, 90% de cada grupo em cada fase.

Até agora, foram imunizadas mais 13500 pessoas dos grupos prioritários, atingindo a meta dos trabalhadores da área da saúde (mais de 1400 vacinados) e dos idosos (mais de 8 mil vacinados). De acordo com a secretaria municipal de saúde, ainda faltam aplicar 10600 doses em Sapiranga.