Começa coleta de dados para aplicativo em Sapiranga

Visor do aplicativo Simot que será usado no município de Sapiranga Foto: Divulgação

Sapiranga – Com a assinatura do contrato firmado segunda-feira, 18, entre Município e Paipe Tecnologia, nos próximos dias iniciam as coletas de dados para a operação do aplicativo Sistema de Monitoramento de Temperatura (Simot). A ideia é que as empresas da cidade deverão adquirir um termômetro infravermelho e baixar o aplicativo via smartphone. O app possibilitará pesquisa de dados, em tempo real, que auxiliará no mapeamento de possíveis casos de Covid-19, que serão reportados à Secretaria Municipal de Saúde, responsável pelas análises e desenvolvimento das políticas públicas de saúde. “É um momento muito especial. Um sentimento de criar algo que gera valor para a sociedade neste momento difícil em que as pessoas necessitam voltar ao trabalho”, avalia o CEO da Paipe, Marcelo Dannus.

Informe diário

Através do Simot, as empesas informam diariamente qual a temperatura e demais sintomas do funcionário. Já a Secretaria Municipal de Saúde tem acesso a esses dados imediatamente, por meio de um painel que gera alertas, informando se há indício do vírus em empresas e na região.

Entenda o projeto

O projeto é uma parceria público-privada firmada entre Prefeitura de Sapiranga e a empresa Paipe Soluções Tecnológicas, especialista em tecnologia e inovação. O Município será o primeiro a utilizar o aplicativo. A intenção é que as empresas da cidade que optarem por retomar as atividades, deverão adquirir um termômetro infravermelho e baixar o aplicativo via smartphone. O Simot – Sistema de Monitoramento de Temperatura, possibilitará uma pesquisa de dados, em tempo real, que auxiliará no mapeamento de possíveis casos de Covid-19, reportados à Secretaria Municipal de Saúde, que será responsável pelas análises e desenvolvimento das políticas públicas de saúde voltadas para o controle epidemiológico. O software será disponibilizado em indústrias de grande circulação de pessoas, para o comércio, postos de saúde e posteriormente nas escolas, garantindo aos munícipes segurança na retomada das atividades.