Combate ao coronavírus, em Campo Bom, ganha dois novos respiradores junto ao Lauro Reus

Foto: Deivis Luz

Campo Bom – Em meio aos esforços no combate a proliferação do Coronavírus, a Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Lauro Reus, conta agora com o reforço de dois novos respiradores. Os equipamentos, considerados fundamentais nesse período de pandemia, foram recebidos na última segunda-feira, 4, pela Associação Beneficente São Miguel. Na ocasião, a equipe técnica da casa de saúde também participou de um treinamento para o manuseio dos novos respiradores.

Atualmente, o Hospital Lauro Reus soma 16 respiradores e possui a capacidade para atender 24 pacientes mediante necessidade de utilização simultânea das tecnologias. “Esse investimento é fundamental para o enfrentamento da pandemia do coronavírus. Pretendemos não usar, mas queremos dar essa segurança para nosso cidadão em caso de necessidade”, destaca o prefeito de Campo Bom, Luciano Orsi, durante o ato de entrega dos equipamentos.

A prefeitura investiu em torno de R$ 80 mil para a aquisição dos dois equipamentos. A partir de doações de empresas ao Município foram encomendados outros três respiradores e que devem chegar nas próximas semanas.

Campo Bom foi o primeiro município gaúcho a registrar um caso positivo para coronavírus. Atualmente, o cenário é de quatro casos confirmados (todos curados e assintomáticos) e não contabiliza nenhuma morte pelo novo vírus.

Treinamento e avaliação do cenário

O treinamento da equipe do hospital campo-bonense para operação dos respiradores foi acompanhado pelo responsável técnico da UTI, José Luiz Toribio, médico intensivista. O profissional ressalta ainda que a função dos equipamentos é manter a ventilação do paciente. Toribio ressalta ainda que, a partir da análise da densidade populacional, a partir do que é preconizado como regramento às UTIs, Campo Bom está coberta para possível aumento de fluxo. “Só que ninguém sabe o volume que a doença pode atingir, porque nenhum hospital está bem frente a uma situação de pandemia”, ressalta não deixando de lado a importância dos cuidados de higiene e o isolamento social por parte da população.

De acordo com o diretor administrativo do HLR Jeferson Moschen, a Prefeitura tem investido em várias frentes de atendimento e ações de conscientização, também com parceria da iniciativa privada, para manter os índices de contaminação baixos. Conforme a titular da Secretaria Municipal de Saúde, Suzana Ambros Pereira, o enfrentamento à pandemia transcorre de forma organizada e com ações resolutivas como a implantação de centro de referência à Covid-19 (que centraliza os atendimentos), compra de dois mil testes PCR para detecção do vírus e também de kits de testes rápidos para diagnóstico mais ágeis.