Com terceiras faixas e iluminação, Governo Estadual espera diminuir acidentes nas RSs

Foto: Melissa Costa

A concessão das rodovias estaduais à iniciativa privada foi anunciada na última semana pelo Governo do Estado. A RS 239 e a RS 115 integram a proposta e, caso a concessão se concretize, diversas intervenções estão previstas, entre elas a duplicação de trechos de pistas simples e a construção de terceiras faixas nos trechos duplicados. A previsão do Estado é que em meados de 2022 as concessionárias comecem a operar.

O Secretário Extraordinário de Parcerias, Leonardo Busatto, conversou com a reportagem e detalhou alguns planos para as rodovias da região. Segundo ele, as terceiras faixas trarão mais segurança para os motoristas. “A gente sabe dos problemas da RS 239 e, por isso, nossa sugestão é que, nos primeiros cinco anos, mais de 19 quilômetros de terceiras faixas sejam construídos”, explica. A iluminação também é vista como um fator que poderá contribuir para a redução de acidentes. “Nas áreas urbanas das rodovias, a concessionária será obrigada a investir em toda a estrutura de postes, de eletricidade e o custo da energia elétrica ficará a cargo dos municípios. Isso irá aumentar muito a segurança e lembro ainda que a iluminação será toda em lâmpadas de LED”, completa o secretário.

Leonardo enfatizou também que a concessão das rodovias estaduais permitirá maior agilidade nas obras de melhorias e uma gestão mais eficiente dos recursos para realizar os investimentos.

AMPARA e AMVARS comemoram terceiras faixas

Os prefeitos presidentes das associações de munícipios do Vale do Paranhana (AMPARA) e do Vale dos Sinos (AMVARS), Diego Picucha (Parobé) e Luciano Orsi (Campo Bom), respectivamente, valorizam a inclusão de terceiras faixas nas rodovias da região como forma de garantir maior segurança. “Uma terceira faixa na RS 239 poderá garantir uma fluidez melhor e mais organizada dos veículos, além de oferecer mais segurança para quem trafega na via”, ressaltou Picucha. “Elas (terceiras faixas) podem auxiliar muito na redução de acidentes e possibilitariam rotatórias mais humanizadas, afinal, temos trechos muito perigosos”, acrescentou Orsi. A professora dos cursos de formação de instrutores de trânsito da Feevale, Claudete de Souza, segue a mesma linha de pensamento em relação as terceiras faixas. “(A terceira faixa) é um dos fatores para a redução dos indicadores de acidentalidade, pois com o aumento da frota de veículos nos últimos anos, são necessárias este aumento de faixas de trânsito. Assim a via terá mais fluidez, embora o principal responsável pela segurança no trânsito seja o próprio usuário”, pontua Claudete.

Local do Pedágio

Busatto confirmou à reportagem que o pedágio deverá sair de Campo Bom e ser instalado em outro local. “Não é onde as pessoas moram, na zona urbana de Parobé e, sim, em uma área de zona rural entre Araricá, Campo Vicente e Parobé. É nessa localidade que estamos propondo”, informou o secretário.