Com custo de quase R$ 3 milhões, começa obra da nova EMEI em Sapiranga

Prefeita Carina, secretária Cláudia, Paola e Simone visitando o local da futura EMEI, no bairro Voo Livre (Foto: Melissa Costa)

Sapiranga – Com um olhar atento para a educação infantil, a prefeita Carina Nath anunciou nos últimos dias, com entusiasmo, o início da construção da nova unidade de educação infantil Dominó, no bairro Voo Livre. Na sexta-feira, 12, Carina esteve no local ao lado da secretária de Educação, Cláudia Kichler, e das integrantes da equipe da atual Dominó, Paola Scherer (diretora) e Simone Garcia (coordenadora).
Atualmente, a unidade, que é de madeira, atende quatro turmas de 25 crianças. “Com a nova unidade, a expectativa é atender 280 crianças, desde o berçário (que hoje não tem na atual), em turno integral – de 0 a 3 anos”, conta a chefe do Executivo. Com a mudança de endereço, a projeção da prefeita é de que a unidade atual passe por uma reforme e passe a sediar a o Lar São Francisco. “Hoje, a estrutura deles está precária, no entanto, para conseguir um espaço adequado, precisamos de recursos através de emendas. Até conseguirmos o valor e realizarmos essa obra, que também é importante, as crianças do lar ficariam nesse prédio que hoje atende a EMEI”, planeja Carina. . A nova Dominó terá custo de R$ 2.884.109,30, sendo subsidiada com recurso proveniente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação e contrapartida do município. “Estamos, mais uma vez, valorizando a educação. Assim, como valorizando nossa equipe, que tem um carinho especial pelas crianças”. A previsão de conclusão é março de 2022.

MUNICÍPIO TEM 15 ESCOLAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL

A secretária de Educação pontuou a importância da construção para a pasta, assim como para a comunidade. “Hoje, temos 15 escolas de educação infantil. Além de conseguirmos a mudança para um novo espaço, amplo e moderno, é muito importante dizer que vamos conseguir incluir o berçário, que hoje não temos. É uma demanda grande, visto que nascem cerca de 160 crianças por mês no hospital”, disse ele, salientando, ainda, que “a comunidade merece esse novo espaço”. Atuando na escola desde 2018, Paola conta que a construção da nova unidade é a realização de um sonho da comunidade. “É um desejo, um sonho antigo dessa comunidade, que tão bem nos acolheu. Até mesmo pela demanda, que aumenta a cada dia. Escola vem para somar ao bairro”.

 

Acesso para a escola infantil será facilitado aos professores que residem em cidades da região

A mudança de endereço, da atual escola de educação infantil para a futura nova instalação, tem gerado expectativa nas famílias da comunidade, mas também nos professores, que terão o deslocamento facilitado, sendo que o acesso à unidade será melhor e, para quem utiliza transporte coletivo, há uma parada de ônibus em frente ao local. “A aquisição deste terreno e, agora a construção da nova Dominó, são motivos de orgulho. Nossa comunidade de professores vem muito de fora, como Taquara, Parobé e Nova Hartz, então o livre acesso vai facilitar. Nosso grupo, hoje, de funcionários e professores é de 20 pessoas. Com a escola nova e novas turmas, quem tende a ganhar somos nós, a comunidade e também a geração de empregos, pois como a abertura de novas turmas, haverá a necessidade de mais contratações”, disse a coordenadora Simone.