Coluna Poder: Lojistas de Sapiranga apoiam horário livre para o comércio aos domingos

Sapiranga – Um projeto de lei da Prefeitura de Sapiranga dará maior liberdade aos lojistas do município de Sapiranga e mais opções de horários para compras para o consumidor.

A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Sapiranga está mobilizada para aprovação do Projeto de Lei que prevê horário livre no comércio da cidade.

Até então, o comércio vem sendo regulado por uma legislação criada em 1955 e que restringe o funcionamento em determinados horários e datas causando prejuízo para os estabelecimentos. (lei municipal nº 035, de 29/07/1955, estando vedada a abertura do comércio nos domingos e feriados).

Pelo novo texto, o funcionamento do comércio deverá observar a jornada de trabalho prevista na legislação federal.

“Estamos pensando no desenvolvimento econômico do comércio e da cidade. Esta é uma conquista histórica para todos os lojistas. Além disso, a medida trará muitos benefícios para os consumidores que tinham restrições por conta dos horários e acabavam comprando em cidades vizinhas ou se deslocando para outros centros urbanos”, cita Clarice Strassburguer, presidente da CDL.

O Sindicato dos Comerciários (que representa os trabalhadores) circulou pelas empresas e chamou a atenção para o que considera uma maldade contra os trabalhadores. “Essa medida não pode ser aprovada, pois é uma afronta”, cita material impresso que circulou esta semana por comércios locais.

 

Em outros municípios, como Parobé, o tema também foi colocado em votação e os vereadores aprovaram por unanimidade.