Coluna de política: Trocar o pedágio de cidade não pode ser considerado como algo inovador. Usuários das rodovias merecem mais

É legítimo as lideranças e moradores de Campo Bom desejarem a retirada do atual pedágio do seu território. Também é muito plausível o prefeito de Parobé, Diego Picucha, dizer que não concorda com o reposicionamento da praça de pedágio, justamente, para o seu município. Essa discussão, por questões óbvias, ainda vai ter diversos capítulos e se estenderá por mais alguns longos anos. O certo e consumado é que nas próximas semanas, toda a população gaúcha poderá participar da Consulta Pública que buscará ouvir a sociedade a cerca das concessões das rodovias estaduais. Ainda não há uma data definida de quando esse questionário será disponibilizado, mas será o momento de toda a população dizer o que ela espera em itens de segurança, conservação e novos investimentos ao longo das RSs 239, 115, 020 e da 474, atalho para os moradores da nossa região chegarem ao Litoral Norte.

Sábias palavras foram proferidas pelo diretor geral da Faccat e presidente do Coredes do Paranhana e Encosta da Serra, Delmar Backes. “E quando for entregue para a iniciativa privada (se referindo a concessão das rodovias gaúchas), que exista investimentos e que não aconteça o que aconteceu na RS-474, onde conseguimos com muita luta, através do Corede, essa ligação com o Litoral. O que fez a empresa que assumiu na época? Absolutamente nada e recolheu um bom número de milhões e não queremos que isso ocorra de novo”, relembrou Delmar, ao Grupo Repercussão.

Os deputados da nossa região (Issur, Dalciso e Faisal) estão conscientes de cada gargalo existente ao longo das nossas rodovias. E, por diversas vezes, cobram o Estado e a EGR a direcionarem recursos para novos investimentos. Agora, caberá também a eles fiscalizar esse processo de concessão para que o maior interessado, que é o usuário, não sofra consequências de más gestões à frente destas rodovias. A RS-239 é o chamado filé mignon que toda construtora, consórcio de empreas e empreiteira deseja. Possui um alto fluxo de veículos, é a praça de pedágio que mais arrecada recursos e está muito bem localizada, cumprindo um verdadeiro papel de ligação entre o Litoral, Serra e Vale do Sinos com toda a região Metropolitana.