Coleta itinerante promete facilitar acesso aos exames em Campo Bom

Rapidez | Campo-bonenses com restrições ganham amparo na saúde

Campo Bom – Desde a semana passada, os campo-bonenses atendidos pelas unidades de saúde passaram a ser beneficiados com o serviço de coleta itinerante de material para exames laboratoriais.

A facilidade, oferecida pela primeira vez pela Prefeitura, compreende pessoas com restrição de locomoção atendidas pela rede municipal de saúde e que não tem como se deslocar até o laboratório de exames para a coleta.

Segundo a secretária de Saúde, Suzana Ambros Pereira, a ação é executada pelo serviço de ambulância. “Assim que o usuário consulta em uma unidade de saúde, constatado que o mesmo não tem como se locomover para a coleta, é agendado pela unidade com o paciente um dia para que os profissionais realizem a coleta de material biológico, como: sangue, fezes e urina, na residência do paciente. Depois da realização dos exames, os resultados são entregues aos pacientes nas unidades de saúde.

O objetivo é ampliar as formas de acesso da população aos serviços de saúde, garantindo a qualidade dos exames e a rapidez na emissão dos resultados”, afirma Suzana.

Segundo o coordenador do serviço de coleta, Fábio André Schwan, o novo serviço “permite uma redução no tempo do diagnóstico do paciente, já que a população com problemas de locomoção não vai mais precisar fazer o deslocamento até o posto de coleta”.

 

Foto: Prefeitura de Campo Bom