Dia a dia Posts em destaque

Coleta de lixo em Sapiranga deixa moradores confusos e sacos esquecidos


  •   
  •  

Sapiranga – “Recolhimento do lixo na cidade está uma bagunça!”. Foi dessa forma que uma leitora definiu o serviço em Sapiranga. Este foi apenas um dos diversos relatos que o Repercussão vem recebendo ultimamente, a respeito do não recolhimento do lixo, mesmo estando separado conforme o tipo (orgânico ou seco) e disposto em sacos apropriados nas lixeiras.

Um exemplo ocorreu na última quinta-feira, 13, no bairro São Luiz. “Hoje é quinta. E em segundas e quintas é para ser o orgânico. Caminhão passou duas vezes na frente de casa, estou com dois sacos de lixo orgânico, e não recolheram. Toda a nossa rua cheia de lixo e os cachorros loucos pra rasgarem os sacos” relata. “Vem acontecendo bastante, comecei a notar que o meu lixo não estava indo embora. Achei que fosse porque não estava tão bem embalado. Aí comecei a pegar tudo e colocar em sacos grandes, e eu separo o lixo. Mas não está acontecendo a coleta” pontua a moradora. Ao serem questionados, os garis explicaram que aquele era dia de lixo seco e que a programação havia sido alterada.



Sem alteração no calendário

A Prefeitura esclarece que o roteiro segue inalterado e que não confere a informação dos garis. No bairro São Luiz, a coleta do lixo seco acontece às terças e sextas. O orgânico é recolhido às segundas e quintas-feiras. A lista completa do calendário de coleta de lixo, por bairro, está disponível no site da prefeitura, sendo que no Centro, o caminhão passa diariamente, de segunda a sábado, e recolhe tanto o lixo seco, quanto o orgânico. Nos bairros, a coleta é para ocorrer duas vezes por semana para cada tipo de lixo, de forma alternada.

Motivos e solicitações

Segundo a Administração, dentre os motivos para o não recolhimento do lixo está a rotatividade dos garis, o não conhecimento dos tipos de lixo e o lixo misturado nas sacolas. Assim, conforme a Prefeitura, a partir da colaboração da população na separação do lixo, haverá melhorias na coleta. Para esclarecimentos e pedidos de recolhimento de lixo não coletado, a população pode entrar em contato direto através do telefone 51-980.116.304, também com opção de utilizar o WhatsApp. A fiscalização é realizada pelo Departamento de Meio Ambiente, que pode ser contatado pelo telefone 51-980.116.307 .


Separe seu lixo

A coleta do lixo em Sapiranga inicia às 7h, com sete caminhões (quatro para coleta de resíduos orgânicos e três para o seco). Como lixo seco, são considerados papéis, jornais, plásticos, garrafas, caixas e vidros, que devem ser embalados em jornais ou colocados dentro de garrafas PET. Classificados como lixo orgânico estão restos de comida, cascas de frutas e verduras, erva-mate, papel higiênico e fraldas. O óleo de cozinha, recolhido pela coleta seletiva, deve ser disposto em garrafas PET.

Texto: Sabrina Strack

Foto: Arquivo pessoal

Criação de Sites Porto Alegre

  •   
  •  
  • 250
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Talvez você se interesse