Colapso do oxigênio no Lauro Reus completa dois anos e familiares das vítimas protestam no Fórum

Campo Bom – Familiares das vítimas do episódio do colapso no sistema de oxigênio do Hospital Dr. Lauro Reus, fizeram um protesto na manhã deste domingo (19). Com fotos, um banner de grande proporção e fitas pretas, o grupo se reuniu em frente do Poder Judiciário e do Ministério Público, e em um ato pacífico, cobrou celeridade da justiça. Em 19 de março de 2021, em um dos momentos mais críticos da pandemia de Coronavírus no Vale do Sinos, as redes de oxigênio do hospital de Campo Bom colapsaram, deixando pacientes infectados por Covid-19 que estavam na UTI e em outras alas da instituição, sem abastecimento de oxigênio.

 

Entre as integrantes do manifesto estava Luciana Pedroso, de 43 anos, que perdeu a sua mãe no episódio. “Fazia uma semana que ela apresentava melhoras. Um dia antes, a equipe médica retirou a sedação para ela ir saindo do coma. E, na sexta-feira pela manhã, aconteceu o colapso. Estamos aqui neste domingo, unidos para que de alguma forma consigamos agilizar os processos que estão em andamento”, comentou à reportagem.

 

Ao todo, seis pessoas morreram em decorrência do episódio, mas o grupo que esteve em frente ao Fórum neste domingo alertou que existem outras 15 vítimas. “É um hospital público que toda a comunidade utiliza. A investigação constatou muitas coisas e isso está documentado dentro do processo”, pontua a terapeuta holística.

PONTO DE VISTA DA PREFEITURA DE CAMPO BOM

A assessoria de imprensa da Prefeitura de Campo Bom enviou a seguinte nota ao Grupo Repercussão. Confira abaixo.

A prefeitura Municipal de Campo Bom continua acompanhando atenta o trabalho da justiça e segue solidária com todas as famílias que perderam seus entes queridos num momento tão difícil de pandemia Covid-19. Espera que os fatos sejam apurados com agilidade e celeridade.