Clube 19 de julho para a comunidade sapiranguense

Pintura de Décio Becker da fachada original do 19 de Julho.

Sapiranga – Fundado em 19 de julho de 1901, a partir de um encontro, na Escola Duque de Caxias, entre 15 homens que tinham como objetivo fundar uma sociedade de cantores, o “Clube”, como também é conhecido, iniciou com o nome de Gesangverein Sängerkranz – Sociedade de Canto Coroa de Cantores, por muitos chamado apenas de Sociedade de Canto.

Com o passar dos anos, ocupações além do canto foram oferecidas aos sócios, como ginástica – que teve grande destaque na cena esportiva – bolão, ping pong, teatro, clube de leitura, além de bailes e kerbs que reuniam a comunidade.

A importância da Sociedade de Canto para a comunidade era cada vez maior. Na posse do primeiro prefeito de Sapiranga, após a emancipação, um passeio festivo percorreu ruas do Centro do novo município e encerrou no, agora, Clube 19 de Julho onde Edwin Kuwer e Carlos Waldemar Jaeger foram empossados.

Os bailes e festas reuniam a elite da cidade para dançar e festejar. Na década de 1980, um novo marco na historia do 19 de Julho: a inauguração da sede campestre, onde também passou a ser oferecido aos associados área de lazer com piscina, campos de futebol e de vôlei, cancha de bocha, pista para bicicross e motocross, tiro esportivo, além de espaço para escoteiros.

Desde sempre a “Sociedade de Canto” foi um ponto de convergência de todas atividades da vila, da cidade, e da comunidade. E em 2019, mais uma novidade, o clube fechou uma parceria com o CTG Desgarrados da Querência, oferecendo espaço para o CTG, e cultura gaúcha aos sócios. O atual presidente do Clube 19 de Julho, Jeferson Pinheiro, faz questão de destacar que as ações do clube são voltadas para a comunidade, como forma dos membros criarem raízes no nosso município, sem que haja a necessidade de procurar lazer fora daqui.

Com cerca de 800 sócios, é considerado um dos maiores clubes do estado, e se depender da atual diretoria, continuará crescendo, com novas atividades sendo oferecidas, com eventos, como o campeonato internacional de tiro que ocorre em março na sede campestre, além da busca para mostrar que o 19 de Julho é da comunidade e para a comunidade.