Clínica de serviços terceirizados tem falência decretada em Sapiranga

Laboratório Soma funcionava no Centro de Sapiranga. Foto: Jauri Belmonte

Sapiranga Usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), que faziam uso dos serviços de análises clínicas do Laboratório Soma, foram surpreendidos há alguns dias com o fechamento da unidade de Sapiranga. A clínica realizava serviços de forma terceirizada para a prefeitura. O fechamento aconteceu sem aviso prévio.

Na porta do estabelecimento, que fica na rua 7 de Setembro, no Centro, foi fixado um mandado de Lacração das Portas e Intimação, decretando a falência do laboratório. O documento, emitido no dia 6 de abril, foi expedido pela Vara Regional Empresarial da Comarca de Novo Hamburgo.

No documento, consta que fica determinada pela Justiça a arrecadação dos bens, inclusive em outros locais, caso o Laboratório Soma possua outra filial em funcionamento e que neste sejam encontrados bens de sua propriedade. A reportagem do Grupo Repercussão fez contato com o Laboratório Soma por meio dos telefones disponíveis, mas não obteve retorno até o fechamento desta matéria. O espaço está aberto para contraponto.

“Ficamos surpresos com a situação e salientamos que estamos nos empenhando para resolver a situação de contratação de um novo laboratório”, explica Janete Hess, secretária de Saúde de Sapiranga.

 

BUSCA IMEDIATA

Além do manifesto da secretária de Saúde, Janete Hess, a Prefeitura de Sapiranga também reforçou, por meio de nota, que segue trabalhando desde o último dia 13 para substituir, por meio de contratação emergencial, a quota de exames que estava com a empresa citada. No último dia 19, o município informou que foi tramitada a solicitação ao setor de compras. Desde então, o processo de urgência para contratação de uma nova empresa está aguardando o retorno.