Classes novas no início do ano letivo em Nova Hartz

Salas renovadas | Prefeitura muda a realidade das escolas municipais

Nova Hartz – Classes e cadeiras novas deram um ar de renovação nas escolas municipais. Ao entrarem nas salas de aula na segunda-feira (23), as crianças da educação infantil e os adolescentes do ensino fundamental das sete escolas municipais de Nova Hartz se depararam com novos mobiliários. 
O material chegou ao município através de uma parceria com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), que possibilitou a compra de 1.398 kits de mobiliário escolar, com mesas e cadeiras para estudantes e conjuntos para professores. No total, foram investidos R$ 193.915,00 para adquirir os móveis, que darão mais qualidade, conforto e um ganho estético nas escolas.
Um dos focos dessa iniciativa em todo o país é a padronização das especificações do mobiliário escolar, com base nos elementos construtivos e dimensionais prescritos nos regulamentos e normas técnicas brasileiras (Abnt, Inmetro e outras). Baseada na prerrogativa do governo federal de poder realizar um único processo de compra disponibilizando os produtos para aquisição por parte dos estados e municípios, responsáveis pela implementação das políticas públicas educacionais.
Prefeito relembra dificuldades
“Sou professor da rede municipal e sei o quanto era difícil conseguirmos materiais para as escolas há tempos atrás. Até para comprar bolas e materiais do dia a dia da escola era através do Círculo de Pais e Mestres (CPM). Atualmente isso mudou, seja com investimentos próprios, seja com parcerias com o Governo Federal, temos conseguido mudar a realidade de nossa educação”, comemora o prefeito, Arlem Tasso.
Três tipos de mobiliários
Conforme a secretária de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Giseli Schons, os recursos foram pedidos através do Plano de Ações Articuladas da Educação, e após o envio do projeto, o município foi contemplado com os três tipos de carteiras, cada uma para atender as necessidades de uma faixa etária específica e mais 13 adaptadas para estudantes em cadeira de rodas. “São materiais específicos para cada etapa do ensino, respeitando o tamanho dos estudantes e suas necessidades”, reafirma Giseli.
Retorno
No total, o município conta com cerca de três mil estudantes na rede municipal nos turnos da manhã e da tarde. O mobiliário enviado pelo Ministério da Educação será suficiente para que todos os estudantes da rede sejam beneficiados com os novos materiais. A diretora da Escola Maria Almerinda, no bairro Campo Vicente, Roslene dos Reis, prepara a escola para o retorno dos alunos. “Nossas crianças terão uma surpresa. Sabemos como é difícil hoje em dia disputar a atenção dos alunos com toda a informação que eles têm disponível, mas com uma sala de aula nova e bonita eles se sentem convidados a virem a escola e aprenderem”, diz Roslene.