Circuito Literário envolve as escolas de Sapiranga

Os rostos atentos dos alunos da Escola de Educação Infantil Dominó não tiraram os olhos do palco do Centro de Cultura  na última segunda-feira (18). O teatro “O Gato de Botas” fez parte do evento que está  viajando à diversos polos, envolvendo alunos de todas as escolas da rede municipal de Sapiranga. Além do Centro de Cultura, a Praça da Bandeira e as escolas Waldemar Carlos Jaeger, Rubaldo Saenger, Floresta e 28 de Fevereiro fazem parte do roteiro do Circuito Literário.
O principal objetivo do evento é incentivar os alunos a se envolverem mais com o mundo da literatura, já que atualmente é ainda mais difícil fazer com que as crianças se interessem por livros que, em alguns casos, são trocados pelo excesso de aparelhos tecnológicos existentes. Também há vários autores literários participando da programação, com bate-papo e contação de histórias.
Para a secretária de Educação de Sapiranga (SMED), Maria Fátima de Souza, o evento serve para promover um momento diferenciado na rotina dos estudantes, mostrando que o ato de abrir um livro pode ser algo bastante atraente. “Ler e formar leitores é o grande desafio dos nossos tempos”, disse a titular da SMED.
Para os alunos, o evento, que iniciou na segunda-feira (18), é também um momento de descontração, onde podem conhecer outras escolas, interagindo com os alunos e fazendo novas amizades através do evento.
Praça da Bandeira
Livros estão sendo comercializados em dez bancas, na Praça da Bandeira. A venda ocorre até domingo (23), quando ocorre a homenagem ao Dia Nacional da Educação Infantil, com diversas apresentaçãoes e brincadeiras infantis, em parceria com a APAE Sapiranga.
Na Praça da Bandeira, na manhã desta quarta-feira (20), rolou o bate-papo com o autor e professor de história, Carlos Steigleder. Outras atividades criativas envolveram os visitantes, como pintura o rosto, brincadeiras, teatro, contação de histórias com palhaços e venda de livros. As filas para receber pintura eram extensas, e os alunos, de diversas escolas, se dividiam entre as atividades.
A quadra de esportes da EMEF 28 de Fevereiro foi dividida em vários sessões. Mostra de trabalhos dos alunos, tenda para leitura, espaço musical, venda de livros, mesinhas e cadeiras para leitura e desenhos e espaço de folclore, foram alguns dos entretenimentos que envolveram os alunos nesta quarta-feira (20). Outra atividade interessante na escola foi o bate-papo com o escritor sapiranguense Gustavo Hanauer.
A EMEF Waldemar Carlos Saenger, além de organizar exposição com trabalhos artísticos de seus alunos, também expôs as criações de estudantes de outras escolas. As principais atividades estavam focadas nos núcleos de música, teatro e dança.  O escritor e poeta sapiranguense, Jairo Brum Gomes, esteve presente no local, apresentando para os alunos sua nova obra, intitulada  “Meu Verso”.