Cidades somam quase 30 mil atendimentos e 10 mil testes

Centro de Referências em Síndromes Gripais de Sapiranga está localizado na Av. 20 de Setembro Foto: Henrique Ternus

Região – As Centrais de Síndromes Gripais, implementadas pelos municípios de Sapiranga, Campo Bom e Nova Hartz junto às unidades de saúde em cada cidade, para acelerar e filtrar o atendimento à pacientes que apresentam sintomas da Covid-19, somam até o momento quase 30 mil atendimentos e mais de 10 mil testes de coronavírus realizados, entre rápido e RT-PCR.

 

Em Sapiranga, que possui uma população estimada pelo IBGE em 81.734 habitantes, foram realizados 6.975 atendimentos no Centro de Referência em Síndromes Gripais, ou seja, 8,53% dos moradores do município já foram atendidos. Além disso, 3.231 testes foram realizados, até o momento, na cidade, indicando que 3,95% da população foi testada.

 

Em Nova Hartz, com 21.615 habitantes, aproximadamente 23,13% dos moradores foram atendidos na Ala Covid implementada pelo município. Entretanto, cerca de 4,67% da população foi testada, a partir de 1.010 testagens feitas.

 

Em Campo Bom, foram 16,4 mil atendimentos no Centro de Referência do Coronavírus e 5.860 testes aplicados. Com uma população de 66.712, os números indicam que 24,6% dos habitantes receberam atendimento e 8,78% foi testada.

33,4% testou positivo

Ao todo, os três municípios que decidiram por implantar uma central de síndromes gripais somam 170.061 habitantes. Destes, 16,7% foram atendidos até o momento, aproximadamente 28.375 pessoas. Dos 10.101 testes realizados (ou seja, 5,94% da população testada), houveram 3.374 confirmações. Portanto, 11,9% dos atendidos testaram positivo. Entre a população testada nos atendimentos, 33,4% estava com coronavírus.

Araricá não abriu Central

Segundo a vigilância em saúde de Araricá, por ser um município pequeno, com cobertura total de Estratégia Saúde da Família (ESF), o município optou por não abrir uma unidade específica para síndromes gripais. Os atendimentos são realizados no plantão 24hs e nos ESFs, em salas de isolamento. O acompanhamento dos casos é feito pela própria vigilância. Até agora, foram realizados 473 atendimentos na cidade, sendo que, dentre estes, 414 foram testados, com 396 testes aplicados pelo município e 18 em outros locais. Ao todo, 58 tiveram resultado positivo, e 5 necessitaram de hospitalização.

O município também decidiu pela distribuição do chamado Kit Covid, composto pelos medicamentos Azitromicina, Tamiflu, Predinisona, Dipirona e Paracetamol. Estas medicações foram escolhidas pela equipe médica e são dispensados separadamente ou na forma de kit, mediante avaliação individual dos pacientes.

Kit Covid

Todas as três cidades (Sapiranga, Nova Hartz e Campo Bom) realizam a distribuição e receita de medicamentos, destinados ao combate dos sintomas gripais dos pacientes. Segundo a secretária de saúde de Sapiranga, Janete Hess, “o tratamento de Covid-19 é, basicamente, suporte em sua maioria. As formas sintomáticas leves ou iniciais são manejadas com antitérmicos, analgésicos e hidratação, quando necessário”. Em Campo Bom, as medicações são distribuídas somente com prescrição em receita, conforme avaliação de cada médico. O profissional não necessariamente receita um kit, mas sim os medicamentos que ele julga necessário para o tratamento de cada paciente.

 

Informações repassadas pelas secretarias de saúde de cada município, com dados atualizados até o dia 24/08.