Cidades da região buscam a inclusão dos deficientes físicos

Igualdade |  Nova Hartz promove atividades entre 25 e 30 de maio

Região – Tradicionalmente, a Semana da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla é comemorada, a nível nacional, em agosto, entre os dias 21 e 28. Porém, neste ano, a Prefeitura Municipal de Nova Hartz estará realizando várias atividades entre os dias 25 e 30 de maio, na Semana Municipal da Pessoa com Deficiência 2015. 
O tema definido para a Semana foi “Unidos pela igualdade rompendo as barreiras da deficiência”. A decisão de antecipar a data foi para justamente desvinculá-la dos eventos da Semana Nacional. “Na semana nacional, é sempre mais difícil de conseguir palestrantes e fica difícil até mesmo de fazermos saídas para outros municípios.”, explica Claudia Melina Reuter, membro do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (COMIPED), além de professora e funcionária da na Secretaria de Educação.
Em Campo Bom e Araricá
A Prefeitura Municipal de Campo Bom está elaborando atividades para marcar a data e informa que as ações ocorrerão em agosto. A cidade de Campo Bom por enquanto não tem um Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (COMIPED) próprio, mas já possui lei para sua implantação. A lei está sendo adaptada e espera-se que ainda nesse semestre o Conselho já esteja em funcionamento. A Prefeitura de Campo Bom trará diversas atividades alusivas à Semana  das Pessoas com Deficiência, a serem realizadas não só entre os dias 21 a 28, mas durante todo o mês de agosto.  
Já a Prefeitura de Araricá não deverá organizar atividades durante a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Física, para o ano de 2015.

Sapiranga deverá estabelecer programação em reunião que ocorrerá no próximo mês
Em Sapiranga, o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (COMIPED) já está atento às questões da data, que já está sendo discutida em suas reuniões mensais. Segundo Dione Pereira, secretária titular do Conselho, a programação deve ser definida na próxima reunião, que ocorrerá em junho. “Já elencamos alguns palestrantes e situações e na próxima reunião será definida uma ação para ser realizada junto à comunidade”. De acordo com Dione, o Conselho irá escolher um dia da Semana Nacional das Pessoas com Deficiência para realizar suas ações. “Ainda há muito preconceito contra as pessoas com deficiência, por isso trabalhamos para desmistificar a questão e capacitar todas as pessoas, não só os deficientes físicos”, comenta Dione.
Município de Nova Hartz busca engajar a comunidade na luta da inclusão de pessoas com deficiência física 
Conforme Claudia Reuter, fazer a Semana Municipal da Pessoa com Deficiência Física meses antes da data nacional ajuda a divulgar o COMIPED na cidade. “Provavelmente teremos uma atividade alusiva em agosto, mas não como nessa semana. Em agosto, a APAE e a CDL (que apoiam a Semana Municipal da Pessoa com Deficiência Física) terão atividades também”. As ações elaboradas pela organização da Semana Municipal da Pessoa com Deficiência 2015 em Nova Hartz incluem a Caminhada pela Igualdade, que será realizada no dia 25, com concentração no Centro de Eventos da Comunidade Evangélica, o 2º Encontro para inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho, uma parceria com as empresas Via Marte, Ramarim e Calçados Sandra, que acontece às 13h do dia 27, no Espaço Cultural Pastor Wartenberg e o futebol de guizos, que ocorre no dia 30, no Ginásio Municipal Emílio Pilger.
Empresa Amiga da Pessoa com Deficiência
Também faz parte da programação uma plenária do COMIPED, que contará com uma abertura oficial e o lançamento da marca Empresa Amiga da Pessoa com Deficiência. “Essa é uma iniciativa do COMIMPED apoiada pela CDL, onde as empresas ganharão um selo, pelo ano de 2015, após passarem por um treinamento sobre como atender uma pessoa com deficiência”, explica Claudia. A plenária terá início às 19h do dia 26, no Espaço Cultural Pastor Wartenberg, com presença dos convidados e da comunidade que quiser participar. No dia 28, será realizada uma formação continuada para professores da rede municipal, também no Espaço Cultural, às 18h. Em outra atividade voltada à educação, no dia 29 haverão atividades de integração entre as escolas municipais e a APAE, com envolvimento de alunos e professores.