Cidade das Rosas agora possui local de produção da sua flor-símbolo, o Horto das Rosas

Sapiranga – Se há pouco mais de um ano o projeto para que a rosa, flor que intitula a cidade, possuísse um local especialmente dedicado para a sua produção e cultivo era apenas um sonho, hoje, já é uma realidade.

O Horto das Rosas é gerido pela Prefeitura de Sapiranga e possui como principais objetivos fomentar o turismo, abastecer os canteiros do município, promover a educação ambiental e testar técnicas de produção de rosas, em pequena escala, a fim de definir métodos quali e quantitativos viáveis.
Coordenado por Fabiana Haubert, o Horto, em sua fase piloto, está dentro do Centro Municipal de Estudos Ambientais (Cemeam), localizado no bairro Ferrabraz. “Está sendo um desafio muito grande. Fazemos os plantios no mês de maio e no mês agosto, e até agora não consigo te dizer quais meses foram os melhores, pois tivemos um inverno muito ruim para a produção de rosas, já que foi muito chuvoso”, comenta a coordenadora.
Como foi projetado em seu início, a ideia segue sendo levá-lo para o Morro Ferrabraz e ampliar onde é o atual pátio das máquinas da Secretaria de Agricultura, pois o solo do local é mais próprio para a produção de rosas, mas enquanto esta fase não chega, o horto segue no Cemeam.

Ano difícil para produção

Os plantios foram realizados em maio e agosto deste ano, porém, o clima, durante o inverno, não foi proprício para a produção das rosas devido ao excesso de chuva. Por isso, no próximo ano será diferente. “Já que é um teste, a nossa ideia é em todos os meses tirar algumas estacas e plantar mês a mês para acompanhar e ver em quais desses meses elas vão ‘pegar’ melhor. Claro, acompanhando insolação, umidade e outras coisas também”, finaliza.