Cidadão quer que a Prefeitura faça manutenção de córrego

Erosão | Rede pluvial desviada passa embaixo de moradia na Av. 20 de Setembro. Córrego atrás da residência agrava situação

Sapiranga – Uma residência na Av. 20 de Setembro – em frente ao Sesi – está repleta de rachaduras. O motivo? Segundo o mecânico de manutenção, José Hilário da Silva, 46 anos, tudo está relacionado a uma rede pluvial desativada (e que está embaixo da sua residência) e um córrego que passa atrás da sua residência e de outros vizinhos. José Hilário argumenta que a Prefeitura ficou de providenciar a manutenção do córrego ao longo dos anos. Porém, faz meses que as máquinas e os funcionários da Prefeitura não aparecem no local para conter a erosão que afeta a residência de José Hilário. Devido aos problemas estruturais que atingem a sua moradia, o sapiranguense gastou mais de R$ 4 mil para reparar sua sala, cozinha, garagem e quartos, que de período em período, necessitam de novas manutenções. “Construí uma viga de sustentação em cima da casa para amenizar a situação. Além disso, instalei uma cerca elétrica no forro devido aos ratos”, conta.

Secretário explica o caso

O secretário de Planejamento de Sapiranga, Edison Conceição, explica que a casa não poderia nem ter sido construída naquele local. “Aquela é uma Área de Preservação Permanente (APP) e sequer foi respeitado a distância mínima de 15 metros para o córrego. Explicamos para o José Hilário que ele necessita preencher com concreto os canos que estão embaixo da casa. Isso é responsabilidade dele. Ele precisa acionar o responsável técnico que fez todo aquele trabalho à época para resolver isso”, responde o secretário, lembrando que uma ação no córrego foi feita em 2014.