Ciclo da Farmácia Popular chega ao fim em Sapiranga

Fim da linha | Ministério da Saúde planeja fechar até agosto todas as unidades e Sapiranga consequentemente será afetada

Sapiranga – Após mais de dez anos oferecendo uma lista de até 125 medicamentos com até 90% de desconto, as unidades próprias mantidas pelo Governo Federal e pelos municípios do Programa Farmácia Popular serão encerradas. A decisão partiu da Presidência da República e compete aos municípios seguir a orientação. Em Sapiranga, depois de receber um ofício circular do Ministério da Saúde sobre o encerramento do Programa e do fim dos repasses, a Prefeitura avaliou a situação e comunicou ao Ministério que seguirá a orientação de fechar a unidade local (Rua Padre Reus, 744, Centro).

A Secretaria de Saúde informou que enviou por carta registrada ao Ministério da Saúde a decisão de que também fechará a unidade sapiranguense. Entretanto, o Município ainda não obteve um retorno do Governo Federal sobre a data de fechamento. Por enquanto, a Secretaria segue atendendo os usuários e assim que a resposta do Ministério da Saúde chegar, a população será comunicada do encerramento das atividades. A tendência é de que o estoque existente na Farmácia Popular seja encaminhado para a Farmácia Municipal, que o repassará aos usuários conforme prescrição médica.

Repercussão antecipou decisão da presidência

– Na sua edição de 20 de abril, o Jornal Repercussão trouxe a informação de que o Programa Farmácia Popular seria encerrado. Na oportunidade, a Secretaria de Saúde de Sapiranga ainda aguardava um comunicado oficial do Ministério da Saúde.

– Atualmente, o prédio onde funciona o Programa Farmácia Popular é alugado. E em razão do encerramento do Programa pelo Governo Federal, o Município comunicou aos proprietários do prédio que o contrato de locação do espaço não será renovado. Desde a implantação do Programa, o Município bancava o aluguel e o salários dos funcionários do Programa.