Chuvarada deixa de prontidão Defesas Civis em Campo Bom e Sapiranga

Região – O acumulado de chuva junto a cabeceira do Rio dos Sinos ultrapassou os 147,6 milímetros desde a sexta-feira (26). Os dados são da Estação Automática do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), com base em Canela. E esse alto volume deixa em alerta os responsáveis pelas Defesas Civis de Campo Bom e Sapiranga. Para transbordar no município campo-bonense, o Rio dos Sinos precisa atingir a marca dos 7,30 metros. Na tarde deste sábado (27) o nível ultrapassou os 6 metros deixando de prontidão a Defesa Civil em Campo Bom. Em caso de transbordamento, o bairro Barrinha deve ser o primeiro a sentir os reflexos da cheia. As áreas mais baixas dos bairros Porto Blos e 25 de Julho também podem ser afetados. Se o Sinos desabrigar famílias campo-bonenses, a Prefeitura deve levar os cidadãos afetados para o Ginásio do CEI.

Em Sapiranga, a chuva derrubou árvores e chegou até a bloquear, temporariamente, uma estrada rural na localidade de Picada Verão. Próximo do Camping da Pedra, a Secretaria de Obras agiu e retirou galhos de árvores que obstruíram a passagem de água do Arroio Feitoria (que vem de Dois Irmãos e passa por Sapiranga), que passou por cima de uma ponte que fica sobre o Arroio. A Defesa Civil já realizou vistorias nas margens do Rio dos Sinos e a retirada de algumas famílias, que foram encaminhadas para casas de familiares. Conforme a Defesa, não há pessoas desalojadas por enquanto, apenas ilhadas, e, caso haja necessidade de realocar algumas famílias, a Escola João Evaristo Bauer está a disposição.

Acumulado de chuva na região

A Estação Automática do INMET em Campo Bom registrou a queda de mais de 120 milímetros de chuva entre a sexta-feira (26) e o sábado (27). Na região do município de Canela – onde há registros meteorológicos oficiais e próximos da cabeceira do Rio dos Sinos – acumulado é de 147,6 milímetros. Para os meteorologistas, o transbordamento do Rio dos Sinos, fatalmente, deve ocorrer nos próximos dias. A previsão é de chuva até a próxima quarta-feira (31).