Chuva segue no final de semana e podem ocorrer ventos de até 70 km/h

Região – A chuva deve continua até sábado com maior intensidade, diminuindo no domingo, segundo informações do climatologista Nilson Wolff, de Campo Bom.

Até a tarde de ontem, 25, o volume de chuva registrado no mês de outubro era inferior do que a média esperada para o período. Foi contabilizado cerca de 73 milímetros de chuva, quando o esperado para o mês é de 170.

Mesmo com a chuva ocorrida na tarde de hoje, 26, há baixo risco de alagamento nas encostas do Rio dos Sinos, em especifico na Barrinha. “Na Barrinha, quanto ao rio não tem problemas, pois o Sinos estava bem baixo, pode dar aqueles alagamentos passageiros que ocorrem quando chove muito em curtos espaços de tempo, mas sem maiores problemas”, explica Wolff.

Ele comenta ainda que a chuva pode seguir até domingo. “A chuva continua pelo menos até o sábado. No domingo, 28, pode ocorrer um chuvisco pela manhã”, diz o climatologista.

Quanto as temperaturas, a mínima esperada para o sábado, 27, é de 12 graus, e a máxima não deve ultrapassar os 21. No domingo, 28, a mínima se repete com 12, e a máxima chega aos 22 graus. Na segunda-feira, 29, a mínima fica em torno de 9 graus, mas durante a tarde já esquenta, podendo chegar aos 22.

Podem ocorrer ventos de até 70 km/h

No sábado, 27, devido a passagem do vento popularmente conhecido como Minuano, podem ocorrer vendavais. “Amanhã (27) vai entrar um vento mais forte, aquele popular Minuano, Oeste e Sudoeste, o que pode formar um ciclone extratropical no sul do estado, no litoral, atingindo assim o leste do Rio Grande do Sul,  incluindo a região metropolitana. Amanhã, além da chuva, podem ocorrer rajadas de 60 ou até 70 km/h”, finaliza Wolff.