Chuva deve elevar nível do Sinos a partir deste sábado

Região – O tempo encoberto e a chuva devem continuar nos próximos dias, pelo menos até terça-feira (4). Até às 15h de hoje, já eram registrados 67,2 milímetros de precipitação, de acordo com o climatologista Nilson Wolff. As pancadas de chuva que vêm ocorrendo hoje (31), seguem até o final da manhã de segunda-feira (3), e pela tarde passam para chuviscos leves que continuam até terça, quando cessará.

Caso as médias permaneçam superiores a 33 milímetros de precipitação nos próximos dias, pode ocorrer transbordo em algumas partes costeiras do Rio dos Sinos, mas por enquanto, não há risco.

A Defesa Civil de Campo Bom está monitorando o nível do Rio dos Sinos. De quinta para sexta-feira (31), o nível baixou de 6,82 para 5,82 metros. A partir deste sábado (1) há chance do volume se elevar novamente, mas nada que preocupe.

A temperatura segue com mínima de 15 e máxima de 19 graus até domingo, mas na segunda à tarde, devido a uma massa de ar polar, mais seca e fria, que chega sobre a região, a temperatura deve baixar e variar entre 11 e 15 graus.

Neste ano, as temperaturas baixas adentram setembro, e a quarta-feira será um dia de inverno. “O frio maior vai acontecer no amanhecer da quarta-feira, entre 5 a 6 graus, temperatura baixa para setembro, podendo ocorrer uma geada leve caso a temperatura baixe um pouco mais. Vai ser frio de inverno na quarta”, afirma Wolff.

A partir de quinta-feira (6), as temperaturas devem subir, fazendo com que o feriadão da próxima semana possa ser aproveitado.

Agosto foi frio, mas nem tanto

Neste ano, o mês de agosto prometia ter as temperaturas mais baixas dos últimos 33 anos. No entanto, devido as máximas dos dois dias finais do mês terem sido superiores às expectativas, agosto de 2018 ficou com média de 13.8 graus, ocupando a terceira posição, atrás de 2013 e 2003, com 13.1 e 13,6 graus, respectivamente.

A marca de 13.8 graus deste ano, está abaixo do agosto de 2017, que registrou média de 17.1, e abaixo também dos 15.5 graus, comuns para a época nos últimos 33 anos em que a estação de meteorologia de Campo Bom esta em operação.

Neste ano, a marca registrada se igualou a agosto de 2000, que também registrou média de 13.8 graus para o mês.