Chuva constante ainda não impõe adversidades para as prefeituras

Região – Mesmo com o volume expressivo de chuva registrado na madrugada e nas primeiras horas da manhã desta sexta-feira (24), as prefeituras de Sapiranga e Nova Hartz (que possuem áreas territoriais junto ao Morro Ferrabraz e extensas áreas rurais) não registraram quedas de árvores ou deslizamentos.

O secretário de Obras de Sapiranga, Eduardo Freese, relatou à reportagem que, logo cedo, percorreu diversos pontos da área urbana e rural e não constatou adversidades. Durante a noite da quinta-feira (23), a Defesa Civil estadual emitiu um alerta sobre a possibilidade de ventania e chuva forte em praticamente todo o Estado. Até esse prognóstico não se confirmou.

O tempo segue frio nos próximos dias, com temperaturas mínimas chegando próximo de 1 grau e máximas não passando dos 17. Hoje a temperatura máxima fica em torno de 16 graus e no sábado (25), deve chegar até 14.

As rajadas de vento alertadas pela Defesa Civil do RS, na tarde de ontem (23), acontecem entre hoje (sexta) e amanhã (sábado) como resultado da mistura de uma massa de ar polar, extremamente frio, com a junção do fenômeno de Vento Minuano, de acordo com o climatologista de Campo Bom, Nilson Wolff.

Wolff alerta que devido à troca do ar quente da atmosfera pelo ar polar gelado que vem tomando conta gradativamente, podem ser ocasionados temporais. O sábado será de frio, chegando a máxima de 14 graus durante o dia, e caindo para 4 durante a noite. Nilson explica que segunda-feira (20) teve até agora a tarde mais fria do ano, mas que a temperatura vai cair mais ainda.

“Segunda-feira (20) o Vale dos Sinos registrou a tarde mais fria do ano até agora, pois nós tivemos chuva e temperatura entre 8 e 9 graus durante toda a tarde. Foi muito frio, úmido e chuvoso, mas agora vai ser um frio mais seco, a partir de sábado, no final da tarde o tempo já limpa e cai muito a temperatura”.

No domingo o tempo ficará firme, mas continua gelado, com a temperatura podendo chegar até a casa dos 2 graus, o que segue durante a segunda que promete geada, e mínima de 1 grau pela manhã, com temperatura média de 17 durante o dia, mas podendo chegar a 4 graus ao cair da noite.

Durante a semana as temperaturas vão aumentando gradualmente. Na quarta-feira (29) a mínima será de 8 graus, e na quinta as temperaturas sobem ainda mais, o calor será predominante resultando em termômetros batendo os de 24 graus.