Cheque Mais Moradia Reforma em análise pelo Governo Temer

Proposta | Possibilidade foi apresentada em encontro do ministro das Cidades

O ministro das Cidades, Bruno Araújo, afirmou, durante o 63º Fórum Nacional de Habitação de Interesse Social, que vai propor ao Governo Federal a criação do Cheque Mais Moradia Reforma em âmbito nacional, como forma de enfrentar o déficit de qualidade habitacional. “Nós vamos levar para o Governo Federal o Cheque Reforma para que possamos lidar com esse grande déficit que foi deixado de lado e precisa, nesse momento de crise econômica, utilizar esses recursos para também atender uma base da sociedade brasileira que está sem esse atendimento”, disse o ministro.

Para Bruno Araújo, o programa implantado pelo governo do Goiás em 2012 é um exemplo a ser seguido. “Nós temos no Cheque Mais Moradia Reforma do governo de Goiás uma alternativa que guardamos com muito carinho. Eu pedi a colaboração do governador Marcone Perillo para que ele indique alguém, que tenha ajudado a configurar esse programa, para integrar uma equipe interministerial para apresentar ao presidente Temer um modelo de programa que nos permita atacar o déficit de qualidade habitacional”, afirmou.

Com relação ao Minha Casa, Minha Vida o ministro das Cidades frisou que o programa é prioridade em sua gestão e terá um cronograma para entregar as mais de 100 mil unidades habitacionais que não foram iniciadas ou estão paralisadas. “Vamos construir um cronograma e avançar nessa expectativa de milhares de brasileiros que esperam a entrega dessas unidades”, endossou.

O ministro também assegurou que serão separados recursos para projetos de regularização fundiária. “Esse terá um foco muito especial por parte do ministério, e iremos também evitar prejuízos de recursos públicos, porque a forma que prefeitos e governadores foram chamados para apresentar projetos que não existiam, ou que estavam em desenvolvimento, gerou de alguma forma um desencontro orçamentário”, declarou.

Crédito da foto: Bruno Peres

Quer ler o restante desta notícia? Assine a edição impressa do Jornal Repercussão. Ligue para: (51) 3064-2664