Chegada de mais famílias em área invadida em Sapiranga faz aumentar adesão de movimento

Sapiranga – A organização do Movimento de Trabalhadoras e Trabalhadores por Direito (MTD), registrou nesta segunda-feira (4) a adesão de mais famílias na invasão de uma área de terras, na Avenida Travessão Ferrabraz, bairro Amaral Ribeiro, em Sapiranga (próximo do Loteamento Pinheirinhos).

Conforme a líder do MTD, Juliana Camargo, 32 anos, o movimento iniciou com cerca de 150/200 famílias no sábado (2). “Desde o início da manhã desta segunda-feira (4), mais famílias estão chegando e aderindo ao movimento. Agora, temos cerca de 350 famílias e cada barraca tem uma média de três a cinco pessoas”, explica Juliana.

Prefeitura de Sapiranga é impedida de fazer cadastro

Funcionários da Secretaria de Habitação da Prefeitura de Sapiranga foram barrados na tentativa de cadastrar famílias que ocupam irregularmente a área. Na chegada da área ocupada a equipe foi barrada por representantes do movimento, que impediram os funcionários da Prefeitura de falarem com as famílias. “Nossa ideia era cadastrar as famílias para fazer uma análise das condições de cada uma delas, além de fazer um mapeamento para ver qual seria o próximo passo para auxiliar as pessoas com necessidades”, destacou Cláudia Flores, assistente social da Secretaria de Habitação. “Como não nos deixaram entrar para fazer o levantamento cadastral e verificamos que pessoas que sequer eram moradores de Sapiranga estavam no local, não tínhamos mais o que fazer”, disse Cláudia, acrescentando que foram também verificadas no local pessoas que já haviam sido contempladas em outros programas habitacionais.